Início / Empresas / Grupo Saur alarga portefólio com compra de dois importantes players locais nos Estados Unidos e nos Países Baixos

Grupo Saur alarga portefólio com compra de dois importantes players locais nos Estados Unidos e nos Países Baixos

O Grupo Saur, que em Portugal detém a Aquapor, acaba de alargar o seu portefólio com a compra de dois importantes players locais nos Estados Unidos e nos Países Baixos (Holanda), nomeadamente, a Natural Systems Utilities (NSU) e a CirTec.

Nos Estados Unidos, a Saur assinou um acordo para a aquisição da Natural Systems Utilities, empresa líder no fornecimento de soluções chave-na-mão para o tratamento e reutilização de água, com mais de 270 sistemas actualmente em operação naquele país e um foco em soluções para águas residuais distribuídas e reutilização directa de águas.

A NSU alcançou um sucesso notável com projectos emblemáticos como o complexo do Gillette Stadium e Patriot Palace, em Massachusetts, as comunidades de arranha-céus na Battery Park City, em Nova Iorque, ou ainda a modernização dos campi da Microsoft e da Google, em Silicon Valley, na Califórnia, realça uma nota de imprenda do Grupo Saur.

Com esta nova aquisição, a Saur irá expandir ainda mais a sua presença na América do Norte depois de ter adquirido a Aqua-Chem, empresa de purificação de água, em 2022. A Saur também aproveitará o know-how da NSU para alargar ainda mais a sua presença no mercado de reutilização na Europa. Para além das capacidades exemplares de concepção, construção, operação e manutenção da NSU, espera-se que esta aquisição gere sinergias significativas, incluindo oportunidades de venda cruzada entre os clientes industriais e municipais existentes, sinergias de fabrico e oportunidades de produtos e aquisições.

Aquisição da CirTec

Nos Países Baixos, foi anunciado o acordo para a aquisição da CirTec, empresa líder nas tecnologias de peneiração fina de correia rotativa e recuperação de celulose, expandindo e reforçando, assim, a posição global da Saur nos mercados municipais e industriais.

A Saur reforça, assim, o desenvolvimento do seu portefólio para apoiar a crescente procura por soluções mais sustentáveis de tratamento de águas e recuperação de recursos. A CirTec fornece tecnologias de filtração com um conjunto único de soluções de recuperação de celulose para transformar o papel higiénico dos esgotos em matérias-primas seguras de base biológica, conseguindo poupanças de energia até 25%, reduções de lamas de 20% e um aumento de capacidade superior a 15% nas estações de tratamento de esgotos existentes – todas resultando em importantes impactos positivos na diminuição das emissões de dióxido de carbono e na recuperação de materiais que podem ser reutilizados de forma segura para diversos fins, acrescenta a mesma nota.

Recentemente, a CirTec ganhou um importante contrato para instalar uma Estação de Recuperação de Celulose de ponta no Hub Net Zero da Estação de Tratamento de Águas Residuais de Severn Trent, em Strongford, no Reino Unido. Este projecto representa “um passo significativo para a melhoria da recuperação de recursos e da sustentabilidade na indústria do tratamento de águas”.

Ambas as aquisições são efectuadas através da Nijhuis Saur Industries (NSI), a divisão de água industrial da Saur, formada após a aquisição da Nijhuis Industries, sediada nos Países Baixos, em 2020.

Patrick Blethon, presidente executivo da Saur refere que “durante mais de 90 anos, a Saur tem sido líder no fornecimento de soluções de água municipais e industriais em todo o Mundo. Dar à água o valor que ela merece é o nosso principal objectivo e a aquisição da NSU fará com que as nossas empresas avancem ainda mais no nosso importante trabalho de encontrar soluções pioneiras para enfrentar os desafios globais da água. Esta aquisição permitirá enriquecer a nossa base tecnológica na reutilização de água e soluções descentralizadas de água, reforçando assim a nossa proposta de valor para uma base de clientes partilhada, agora alargada, tanto em edifícios residenciais como comerciais”.

“O exemplo da CirTec também se alinha com esta estratégia, reforçando ainda mais a missão do nosso Grupo de ser o campeão da transição da água. A CirTec construiu, com sucesso, uma forte posição e reputação em tecnologias de recuperação de recursos, que se enquadra perfeitamente no nosso portefólio de tecnologias líderes para apoiar os nossos clientes. Ambas representam um marco importante na nossa jornada de transição da água para uma economia genuinamente circular”, acrescenta.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Douro: Quinta da Boavista apresenta novas colheitas

Partilhar              O ano de 2024 arranca com a apresentação das novas colheitas da Quinta da Boavista, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.