Início / Agenda / Mar 2030 tem 140 mil euros para apoio ao projecto âncora “Do Mar Ao Prato” no Barlavento do Algarve
© Vicentina

Mar 2030 tem 140 mil euros para apoio ao projecto âncora “Do Mar Ao Prato” no Barlavento do Algarve

O Programa Operacional Mar 2030 tem disponíveis 140 mil euros para apoio ao Projecto Âncora “Do Mar Ao Prato – Sistemas alimentares locais e comercialização de produtos do mar”, inserido na execução da Estratégia de Desenvolvimento Local do GAL Costeiro do Barlavento do Algarve. As candidaturas estão abertas até às 18h00 de 31 de Julho de 2024.

Este Aviso visa o desenvolvimento e valorização dos produtos e recursos endógenos e infra-estruturas locais, tendo como destinatários a Vicentina – Associação para o Desenvolvimento do Sudoeste, em parceria com a Associação de Armadores de Pesca de Sagres.

E tem como finalidades e objectivos a valorização da economia azul tradicional, designadamente da pesca artesanal sustentável, e criação de emprego azul através da inovação organizacional e tecnológica, no âmbito do sistema alimentar local do Barlavento Algarvio – do pescador ao consumidor – promovendo a resiliência das comunidades piscatórias, da sua cultura e identidade.

Por outro lado, pretende levar ao conhecimento do mercado, da comercialização de pescado nos mercados locais e da pesca artesanal do barlavento e o seu potencial para o desenvolvimento das comunidades, assim como promover a valorização dos pescadores e do pescado proveniente da pesca artesanal pela identificação do pescador e das artes de pesca, associado à identidade do território e à Dieta Mediterrânica”.

Este apoio do Mar 2030 destina-se ainda a promover, junto dos pescadores artesanais, boas práticas de comercialização do pescado, incluindo visitas a organizações de produtores e convites a organizações de produtores e especialistas e a capacitação das organizações de produtores para a inovação tecnológica – digitalização — e novos conceitos relacionados com sistemas alimentares locais e a sua organização; e ao apoio à organização/organizações de produtores para concentração, etiquetagem e comercialização do pescado ao consumidor nos mercados locais, restauração local e cabazes do mar.

Saiba mais sobre este Aviso do Mar 2030 aqui.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Já são conhecidos os vencedores do Prémio Nacional de Enoturismo 2024

Partilhar              A gala da terceira edição do Prémio Nacional de Enoturismo Apeno/Ageas Seguros 2024, considerado o …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.