Olival

EDIA tem 39 parcelas de olival adulto de sequeiro para arrendar por dois anos

A EDIA — Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas de Alqueva  informa que vão ser disponibilizadas para arrendamento 39 parcelas de terreno cuja ocupação cultural é olival adulto de sequeiro. O contrato de arrendamento a celebrar terá a duração de 2 anos, com início a 1 de Fevereiro de 2022 e …

Ler mais »

Lainco lança solução natural contra a Xylella fastidiosa. Bactericida já está patenteado em Espanha

A Lainco, empresa espanhola especializada na investigação, desenvolvimento e produção de soluções de protecção de culturas, após mais de cinco anos de investigação, anuncia que já tem uma solução natural para combater a Xylella fastidiosa. O seu óleo essencial de eucalipto alcançou “excelentes resultados” e acaba de receber a patente …

Ler mais »

INE: produção de azeitona para azeite superior a 1,1 milhões de toneladas. Mais 55% que em 2020

As previsões agrícolas do Instituto Nacional de Estatística (INE), em 30 de Novembro, apontam para uma campanha oleícola histórica, com uma produção de azeitona para azeite superior a 1,1 milhões de toneladas (+55% face a 2020), a maior da série (1945-2021). Segundo o Boletim Mensal da Agricultura e Pescas – …

Ler mais »

Estudo da Universidade de Jaén: olival de sequeiro retém mais CO2 que o intensivo

Uma equipa de investigadores da Universidade de Jaén analisou o impacto ambiental da produção de azeite nos olivais tradicionais de sequeiro e intensivos, tanto na fase agrícola como na industrial. Também avaliou a capacidade de retenção de carbono em plantações com distintas densidades de árvores. E chegou à conclusão que …

Ler mais »

Pombal celebra Dia da Floresta Autóctone com plantação de mais de 500 árvores

O Dia da Floresta Autóctone foi celebrado em Pombal nesta terça-feira, 23 de Novembro, com a plantação de 524 árvores e arbustos, envolvendo as 26 Eco-Escolas do concelho. De entre as várias espécies a plantar, destaque para 289 medronheiros, 92 pinheiros-mansos, 56 oliveiras e 47 carvalho-alvarinho, para além de alecrim-alto, …

Ler mais »

Sessão sobre vírus da oliveira, de causadores de doenças a protectores de plantas, marcada para 25 de Novembro

O CEBAL — Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo organiza no dia 25 de Novembro, pelas 11h30, a sessão online “Vírus da oliveira: de causadores de doenças a protectores de plantas”, com Maria do Rosário Félix, docente na Universidade de Évora e investigadora no MED – Évora. A sessão …

Ler mais »

INE: produtividade média do olival para azeite ultrapassa pela primeira vez as 3 toneladas por hectare

O Instituto Nacional de Estatística (INE) prevê uma produtividade média do olival para azeite superior a 3 toneladas por hectare, a mais elevada da série (1986-2021). Uma evolução ajudada pelo peso crescente dos olivais intensivos de regadio. Na azeitona de mesa a produtividade deverá, pela segunda vez desde 1986, ultrapassar …

Ler mais »

Semana da Ciência e da Tecnologia do Cebal debate agricultura, economia, ambiente e sociedade

O CEBAL — Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo, na próxima semana, de 22 a 28 de Novembro, associa-se uma vez mais às comemorações nacionais da Semana Ciência e da Tecnologia (C&T) com a finalidade de aproximar a ciência da sociedade, promovendo a cultura científica e tecnológica em …

Ler mais »

Laboratório Agrícola do Alentejo está a recrutar técnicos para campanha da azeitona 2021/2022

O LAGRA – Laboratório Agrícola do Alentejo pretende recrutar técnicos para a campanha da azeitona 2021/2022, na zona de Beja. Os candidatos seleccionados serão responsáveis pela elaboração de análises relacionadas com azeitona e o preenchimento da documentação associada às análises realizadas. Requisitos: – Disponibilidade imediata; – Valoriza-se a experiência específica …

Ler mais »

Estação de Avisos Agrícolas de Mirandela alerta: mosca da azeitona atingiu o Nível Económico de Ataque

A Estação de Avisos Agrícolas da Terra Quente – Mirandela, nos principais concelhos de produção de azeitona, onde tem os seus postos biológicos, e da observação à lupa no laboratório, recomenda aos olivicultores a efectuarem um tratamento fitossanitário contra a mosca da azeitona, com produtos homologados, em virtude de se …

Ler mais »