Olival

Xylella fastidiosa, um grave problema fitossanitário a combater. Saiba como a 6 de Maio

O Grupo Operacional “Novas Práticas em Olivais de Sequeiro“, liderado pela APPITAD — Associação de Produtores em Protecção Integrada de Trás-os-Montes e Alto Douro, vai realizar no próximo dia 6 de Maio a partir da 18 horas o webinar “Xylella fastidiosa, um grave problema fitossanitário a combater”. Esta acção será …

Ler mais »

Abertas as inscrições para o IX Simpósio Nacional de Olivicultura

A 9ª edição do Simpósio Nacional de Olivicultura, subordinada ao tema “Tecnologia e Circularidade na Olivicultura”, irá decorrer nos dias 25 a 27 de Outubro, no Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV), em Oeiras. O evento está programado para decorrer presencialmente, contudo caso à data a situação pandémica …

Ler mais »

Webinar “O combate às alterações climáticas no sector olivícola”. Inscreva-se aqui gratuitamente

O Grupo Operacional “Novas Práticas em Olivais de Sequeiro”, liderado pela APPITAD — Associação de Produtores em Protecção Integrada de Trás-os-Montes e Alto Douro, vai realizar no próximo dia 15 de Abril a partir das 18 horas, na plataforma Zoom, o Webinar “O combate às alterações climáticas no sector olivícola, …

Ler mais »

Hubel Verde debate aumento da qualidade e quantidade da produção no olival, amendoal e prunóideas

A Hubel Verde organiza o webinar “Olival, Amendoal e Prunóideas – Como aumentar a qualidade e quantidade da produção”, a realizar-se amanhã, 13 de Abril, a partir das 14h30, na plataforma Zoom. A participação é gratuita mas de inscrição obrigatória, aqui. Orador O encontro tem como orador principal Federico Maj, agrónomo …

Ler mais »

Universidade de Évora lidera projecto para a resiliência do olival às alterações climáticas em Portugal

A Universidade de Évora pretende tornar o olival mais resiliente face às alterações climáticas e está a definir uma estratégia sustentável para a gestão de pragas em olivais através do estudo da diversidade e das variedades de oliveiras em Portugal. Combinando as projecções climáticas com uma estratégia de gestão dos …

Ler mais »

Webinar “Poda no Olival Tradicional”. Saiba tudo para aumentar a produtividade de azeitona

O Grupo Operacional “Novas Práticas em Olivais de Sequeiro”, liderado pela APPITAD — Associação de Produtores em Protecção Integrada de Trás-os-Montes e Alto Douro, vai realizar no próximo dia 4 de Março a partir das 18h00 o Webinar “Poda no Olival Tradicional”, na plataforma Zoom. A poda persiste como uma …

Ler mais »

Xylella fastidiosa. DGAV actualiza Plano de Contingência da maior praga do olival

A DGAV — Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária acaba de publicar uma nova versão do Plano de Contingência da Xylella fastidiosa e seus vectores. Esta bactéria, uma praga que dizima o olival e muitas outras culturas, provoca sintomas de declínio em vários hospedeiros e é transmitida por insectos vectores da …

Ler mais »

Previsões INE. Produção de azeitona para azeite diminui 25%. Mas é a sexta campanha mais produtiva dos últimos 80 anos

As previsões agrícolas do Instituto Nacional de Estatística (INE), em 31 de Janeiro, apontam para uma diminuição de 25% na produção de azeitona para azeite, essencialmente devido ao fraco vingamento dos frutos. Apesar disso, as 734 mil toneladas previstas posicionam esta campanha como a sexta mais produtiva das últimas oito …

Ler mais »

Universidade de Évora desenvolve novos dispositivos para combater mosca-da-azeitona

A Universidade de Évora está a desenvolver três dispositivos para captura em massa de insectos voadores, em particular para limitação da mosca-da-azeitona (Bactrocera oleae), em todos os regimes de plantação de olival (tradicional, intensivo e superintensivo). Com um desenho inovador e um funcionamento autónomo e activo, os sistemas desenvolvidos aguardam …

Ler mais »