Início / Agricultura / ASAE apreende 13 toneladas de azeitona furtada em toda a região do Alentejo
© ASAE

ASAE apreende 13 toneladas de azeitona furtada em toda a região do Alentejo

A ASAE — Autoridade de Segurança Alimentar e Económica apreendeu em Mourão 13 toneladas de azeitona, proveniente de diversos furtos ocorridos em toda a região do Alentejo. O furto foi avaliado em 16 mil euros.

A apreensão surgiu na sequência de uma investigação criminal que a ASAE realizou hoje, 10 de Janeiro, através da Unidade Regional do Sul – Unidade Operacional de Évora, que levou a uma acção de fiscalização direccionada a uma Unidade Industrial receptora de azeitona no concelho de Mourão.

“Durante a acção verificou-se no operador económico existência de 13 toneladas de azeitona, a qual é proveniente de diversos furtos ocorridos em toda a região do Alentejo. Da acção resultou a instauração de um processo-crime, pelos ilícitos de furto e receptação e a apreensão de 13.000 Kg de azeitona, avaliada no mercado em mais de 16.000 euros. Foi apreendida diversa documentação indiciária da prática dos crimes em questão”, refere um comunicado de imprensa da ASAE.

Da investigação resultou também a identificação dos diversos autores materiais dos ilícitos criminais detectados, bem como, de alguns lesados com a prática desses furtos. A acção contou com a colaboração de segurança dos elementos da Guarda Nacional Republicana de Mourão.

A ASAE garante que “continuará a desenvolver acções de fiscalização, no âmbito das suas competências, em todo o território nacional, em prol de uma sã e leal concorrência entre operadores económicos, na salvaguarda da segurança alimentar e saúde pública dos consumidores”.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

CNA diz que Montenegro confirma extinção das DRAP e exige “esclarecimento cabal do Governo”

Partilhar              A direcção da CNA — Confederação Nacional da Agricultura considera que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.