Início / Mar / Ambiente / Livre alerta para perigo de derrame de pellets de plástico ao largo da costa portuguesa

Livre alerta para perigo de derrame de pellets de plástico ao largo da costa portuguesa

O Partido Livre acompanha “com imensa preocupação” a contaminação de pellets de plástico que têm dado à costa em Espanha, em particular na Galiza. “Esta contaminação é fruto de um derrame de contentores de um cargueiro ao largo da costa portuguesa no início do mês de Dezembro. Estes plásticos constituem um grande risco para a vida marinha, entrando facilmente na cadeia alimentar de várias espécies”.

Após um “longo período de inacção por parte das autoridades espanholas, o nível de alerta por contaminação marinha foi elevado, permitindo acções mais determinadas de limpeza destes plásticos. A estas acções juntam-se organizações ambientalistas e cidadãos, lembrando as tristes imagens de há mais de duas décadas quando a sociedade civil se juntou para tentar remediar o derrame do petroleiro Prestige. O “Nunca mais” que então serviu de slogan, volta a fazer sentido”, realça um comunicado de imprensa do Livre.

E adianta que, “sendo expectável a chegada destes plásticos às águas e praias portuguesa”, o Livre insta o Governo a, desde já, “definir um plano de contingência que seja eficaz na protecção da costa nacional. Instamos também o Governo a cooperar com o governo espanhol em acções conjuntas que possam permitir a recolha da maior quantidade possível dos pellets de plástico derramados, antes que estes possam dividir-se em pedaços mais pequenos o que dificultaria a sua recolha e facilitaria a sua entrada na cadeia alimentar de diferentes espécies marinhas”.

Refira-se que a Galiza, bem como as Astúrias e a Cantábria, no Norte de Espanha, declararam nesta terça-feira nível de alerta 2 por contaminação marinha devido ao derrame de plásticos que está a chegar às suas costas, porque um navio que transportava contentores com pellets de plástico terá perdido parte da sua carga em Dezembro, ao largo da costa portuguesa e junto a Viana do Castelo.

Ameaça para o ambiente e a pesca

A Comissão Europeia já considerou uma ameaça para o ambiente e a pesca as 25 toneladas de minúsculas bolas de plástico que caíram ao mar.

“As 25 toneladas de ‘pellets’ de plástico que se espalharam na costa galega ameaçam o ambiente marinho e actividades económicas como a pesca. Estamos desejosos por discutir como podemos ajudar melhor”, disse o comissário europeu para o Ambiente, Oceanos e Pesca, Virginijus Sinkevicius, numa publicação na rede social X (antigo Twitter).

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Consulta pública sobre Acordo Comercial UE-Canadá termina a 25 de Abril

Partilhar              A Comissão Europeia tem em curso, até dia 25 de Abril de 2024, uma consulta …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.