Início / Agricultura / Sovena e MAAVi Innovation Center unem forças para um olival mais sustentável

Sovena e MAAVi Innovation Center unem forças para um olival mais sustentável

A Nutrifarms, pertencente ao Grupo Sovena, e o Centro de Inovação MAAVi da Kimitec, assinaram um acordo estratégico de colaboração, através do qual as duas empresas vão trabalhar juntas para superar os desafios agronómicos do olival rumo ao resíduo zero.

“Acreditamos que este acordo com o MAAVi Innovation Center vai permitir acelerar o conhecimento e o desenvolvimento de novas soluções naturais de resíduos zero, específicas para a olivicultura e será mais um passo no nosso caminho para a sustentabilidade. Estamos certos de que este trabalho conjunto nos permitirá obter soluções avançadas que podem beneficiar todo o sector nos diferentes desafios agrícolas”, refere Vasco Cortes Martins, managing director da Nutrifarms.

O MAAVi Innovation da Kimitec irá pesquisar e desenvolver soluções personalizadas adaptadas às necessidades agronómicas da Nutrifarms para o controlo de pragas e doenças na colheita, a redução do impacto ambiental, a gestão eficiente da água e o aumento da produção e da qualidade da colheita.

“Queremos acompanhar a Sovena na sua transição para uma produção completamente livre de resíduos nos próximos anos”, afirma Felix Garcia, director-geral da Kimitec.

Devido às novas estratégias e políticas europeias e mundiais, que visam reduzir a aplicação de produtos químicos de síntese nas culturas, a procura de soluções naturais igualmente eficazes e económicas é uma prioridade para os produtores que precisam de manter a produtividade e a rentabilidade das suas culturas, avança uma nota de imprensa conjunta das duas empresas.

E adianta que esta mudança no sistema alimentar, mais saudável, mais sustentável e em conformidade com os objectivos do chamado Pacto Verde Europeu na sua estratégia “Do Prado ao Prato”, deve ser acompanhada de ferramentas para os agricultores e produtores, para que possam responder ao novo cenário regulamentar sem pôr em causa a sua viabilidade económica.

No que diz respeito aos produtores, o MAAVi Innovation Center criou o MAAVi Lab, que coloca à disposição de todos, independentemente da sua dimensão, o seu centro de I&D&I, onde podem encontrar soluções reais para os seus problemas quotidianos, graças aos mais de 15 anos de experiência da Kimitec no estudo de compostos naturais e ao potencial do maior centro de biotecnologia da Europa.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Corteva lança nova plataforma digital Granular Link na FNA24

Partilhar              A Corteva, antiga Pioneer, vai apresentar a sua nova plataforma digital Granular Link na FNA …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.