Início / Agricultura / Flores e Folhagens

Flores e Folhagens

Cotações – Flores e Folhagens – Informação Semanal – 8 a 14 Março 2021

Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas Mercados de produção Alstroeméria – Na Região Norte, na área de mercado Entre Douro e Minho, a oferta foi média e a procura média/baixa. Boa qualidade e alguma dificuldade de escoamento, devido ao encerramento de canais habituais. Cotações estáveis. Na Região …

Ler mais »

Desenvolvimento abundante da matéria verde nas pastagens e culturas forrageiras

A precipitação abundante, em conjugação com temperaturas amenas, proporcionaram condições favoráveis ao desenvolvimento vegetativo dos prados, pastagens e culturas forrageiras, observando-se um forte aumento da matéria verde, referem os técnicos do Instituto Nacional de Estatística (INE), no Boletim Mensal da Agricultura e Pescas – Março de 2021. E acrescentam que …

Ler mais »

Cotações – Flores e Folhagens – Informação Semanal – 1 a 7 Março 2021

Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas Mercados de produção Alstroeméria – Na Região Norte, na área de mercado Entre Douro e Minho, a oferta foi média/baixa e a procura baixa. Boa qualidade e alguma dificuldade de escoamento, devido ao encerramento de canais habituais. Cotações estáveis. Na Região …

Ler mais »

Luís Mesquita Dias é o novo presidente da AHSA. Em representação da Vitacress

Luís Mesquita Dias, director-geral da Vitacress Portugal entre 2009 e 2020 e actual administrador não executivo da empresa, é o novo presidente da AHSA – Associação dos Horticultores, Fruticultores e Floricultores dos Concelhos de Odemira e Aljezur. A nova direcção integra, ainda, Gonçalo Andrade, como vice-presidente, em representação da Lusomorango, …

Ler mais »

Aromáticas Vivas e Spisa Holding expandem negócio em Viana do Castelo. Aposta nas flores comestíveis e produção de insectos

O Grupo sueco, Spisa Holding, adquiriu mais uma quota de 20% da empresa Aromáticas Vivas, localizada em Viana do Castelo, e decidiu avançar para a terceira fase de ampliação e modernização, com um investimento de crescimento na área de produção de ervas aromáticas frescas e de outros produtos relacionados. O …

Ler mais »

Baixas temperaturas limitam desenvolvimento de pastagens e forragens

Os prados, pastagens e culturas forrageiras registaram um desenvolvimento vegetativo residual, habitual no Inverno devido às baixas temperaturas e formação de geadas, referem as previsões agrícolas do Instituto Nacional de Estatística (INE), em 31 de Janeiro. Acrescentam os técnicos do INE que o início de ciclo “decorreu com normalidade, com …

Ler mais »

Exportações de frutas, legumes e flores crescem 4,4% em 2020 e valem 1.683 milhões de euros

As exportações da fileira das frutas, legumes, plantas ornamentais e flores, entre Janeiro e Dezembro de 2020, cresceram 4,4% em valor face ao mesmo período de 2019, atingindo 1.683 milhões de euros, de acordo com os dados publicados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). Num ano particularmente difícil para a …

Ler mais »

Previsões agrícolas do INE: pastagens e forragens com bom desenvolvimento vegetativo

Os prados, pastagens e culturas forrageiras apresentam um bom estado de desenvolvimento vegetativo, resultado da conjugação de temperaturas amenas e disponibilidade de água no solo, que favoreceram a germinação. Segundo o Boletim Mensal da Agricultura e Pescas – Janeiro de 2021, do Instituto Nacional de Estatística (INE), os povoamentos são …

Ler mais »

Universidade de Évora desenvolve projecto para criar jardins sustentáveis com plantas autóctones

A Universidade de Évora está a desenvolver um projecto para criar jardins sustentáveis. A ideia é usar plantas autóctones, mas mais resistentes ao calor e aos longos períodos de seca. Carla Pinto Cruz, Professora do Departamento de Biologia e investigadora no MED da Universidade de Évora (UÉ) lidera este projecto de …

Ler mais »