Início / Agricultura / Açores. Abertas candidaturas para sessões de acompanhamento técnico nas áreas da vitivinicultura e apicultura

Açores. Abertas candidaturas para sessões de acompanhamento técnico nas áreas da vitivinicultura e apicultura

O secretário Regional da Agricultura e Alimentação dos Açores, António Ventura, recordou hoje, 30 de Julho, na Madalena, que se encontram abertas até ao dia 7 de Agosto candidaturas para apoios à promoção de sessões de acompanhamento ou orientação (‘coaching’) em todos os sectores de actividade relacionados com a produção agrícola primária no âmbito dos sectores da vitivinicultura e/ou apicultura.

“Estas sessões consistem na disponibilização de apoio técnico especializado dirigido aos apicultores e vitivinicultores, com vista a melhorar as suas competências para a gestão dos aspectos económicos, ambientais e sociais do seu negócio, incluindo competências digitais e a utilização de ferramentas inovadoras”, referiu o governante.

Este apoio, ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), está previsto no tema de abrangência multissectorial designado de “Gestão sustentável das explorações agrícolas”, do “Programa de Capacitação dos Agricultores e de Promoção da Literacia em Produção e Consumo Sustentáveis”, decorrente do investimento “Relançamento Económico da Agricultura Açoriana”, promovido pela Secretaria Regional da Agricultura e Alimentação, refere uma nota de imprensa do Executivo açoriano.

De acordo com António Ventura, “ao abrigo do presente diploma podem ser concedidos apoios para a realização de sessões de acompanhamento ou orientação, de acordo com as principais necessidades das explorações em matéria de competitividade, transição verde, na qual se inclui a utilização sustentável dos recursos naturais, transição digital, transição energética, sanidade vegetal e animal e bem-estar animal”.

Apoio até 15 mil euros

“O apoio é atribuído sob a forma de subvenção não reembolsável e será atribuído até ao valor fixo limite anual de 1.500 euros por exploração beneficiada com um plano de acompanhamento ou orientação anual, com limite máximo anual de 15.000 euros por beneficiário, estando limitado a um máximo de 10 explorações por ‘coach’”, acrescentou.

As candidaturas podem ser apresentadas no âmbito dos avisos de abertura de concurso e são submetidas através de formulário electrónico disponível no sítio da Internet a indicar no respectivo aviso.

A disponibilização destas sessões de ‘coaching’ tem por base o apoio técnico especializado, através da transferência de conhecimentos e de informação que visem capacitar e aconselhar os agricultores no âmbito da gestão eficiente e sustentável das suas explorações agrícolas em termos económicos, sociais, ambientais e climáticos, de bem-estar animal, de saúde pública e de eficiência na utilização dos recursos, acrescenta a mesma nota.

António Ventura falava à margem de uma reunião com o conselho de administração da Cooperativa Vitivinícola da Ilha do Pico – Picowines, onde estiveram ainda em cima da mesa as preocupações dos produtores, designadamente com as pragas que assolam as vinhas, assim como as candidaturas ao programa VITIS.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Sabe que o sistema público de seguro de colheitas cobre os riscos de incêndio?

Partilhar              Em terreno ardido, trancas ao fogo. Perante os enormes incêndios que assolam o País, são …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.