Início / Agricultura / Valença investe 575 mil euros na floresta para diminuir riscos de incêndio
© Câmara Municipal de Valença

Valença investe 575 mil euros na floresta para diminuir riscos de incêndio

A Câmara Municipal de Valença vai avançar com a intervenção em 12 manchas florestais, próximas a aglomerados populacionais, nas freguesias de Cerdal, Boivão, Gandra, Taião, Gondomil e Sanfins.

Esta operação, denominada “Condomínios de Aldeia”, implicará um investimento de cerca de 575 mil euros e vai promover uma grande intervenção florestal, à volta de 12 aglomerados populacionais destas freguesias. O objectivo é tornar estas áreas edificadas rurais menos susceptíveis ao fogo, refere uma nota de imprensa da autarquia.

Os trabalhos vão implicar acções de limpeza e desmatação, retirada de espécies exóticas, abertura/manutenção de caminhos florestais e plantação de árvores folhosas autóctones, mais adequadas à nossa região e resistentes aos incêndios florestais. Estas acções vão decorrer em áreas de terrenos baldios e privados, de acordo com os proprietários, adianta a mesma nota.

Ao longo dos últimos meses a Câmara Municipal desenvolveu sessões de apresentação/esclarecimento sobre esta operação, em todas as freguesias abrangidas, que contou com a participação do vereador Arlindo de Sousa.

Mas, os proprietários que necessitem de esclarecimentos adicionais podem contactar a Junta de Freguesia da sua área de residência, bem como o Gabinete Técnico Florestal do Município, sito no Edifício dos Serviços de Desenvolvimento Social e Cultural, na Avenida da Juventude, ou através do telefone 251 800 331.

Avança a mesma nota que em Cerdal a operação vai decorrer nas áreas envolventes ao lugar de Gondelim. Na União de Freguesias de Gandra e Taião, estarão abrangidos os lugares de Felgueiras, em Taião e Mondim de Cima, Paço e Ozão em Gandra.

Na União de Freguesias de Gondomil e Sanfins, estarão abrangidos os lugares de Quebrada e Eiras em Sanfins, Laços, Pereiro, Silhães e Aldeia em Gondomil. E na Freguesia de Boivão estará abrangido o lugar da Pedreira.

Para além destas intervenções a Câmara Municipal vai, também, promover ações de sensibilização para o uso do fogo em cada um dos aglomerados intervencionados, proceder à aquisição de um biotriturador, reforçar e melhorar a sinalética dos pontos de água e proceder à sinalização de zonas de lazer e espaço verde, na União de freguesias de Gandra e Taião e de Gondomil e Sanfins.

A intervenção do Município de Valença enquadra-se nas medidas do Fundo Ambiental, financiada a 100% pelo Programa de Recuperação e Resiliência, à medida “Condomínio de Aldeias”.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Consulta pública sobre Acordo Comercial UE-Canadá termina a 25 de Abril

Partilhar              A Comissão Europeia tem em curso, até dia 25 de Abril de 2024, uma consulta …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.