Início / Agenda / Porto de Lisboa recebe Portugal Shipping Week de 6 a 10 de Maio

Porto de Lisboa recebe Portugal Shipping Week de 6 a 10 de Maio

O Porto de Lisboa recebe a Portugal Shipping Week 2024, de 6 a 10 de Maio, com várias iniciativas em Lisboa e Setúbal dedicadas à descarbonização do transporte marítimo e dos portos, e a forma como todo os intervenientes (governos nacionais, portos, terminais e comunidade marítima) se estão a preparar para este desafio.

A terceira edição deste evento é organizada pela Petrospot em parceria com a Administração do Porto de Lisboa, a Administração do Porto de Setúbal, a Associação dos Portos de Portugal, a Associação dos Armadores de Portugal, a Euromar, a Galp e a Escola Náutica Infante D Henrique.

A Portugal Shipping Week 2024 (PSW2024) pretende posicionar Portugal enquanto centro global de transporte e logística marítima e um actor cada vez mais importante na transição energética europeia e mundial, refere a organização do evento.

E adianta que durante esta semana, armadores, gestores estrangeiros, fornecedores de energia e representantes de todas as disciplinas marítimas têm a oportunidade de desenvolver novas relações comerciais com líderes dos sectores marítimo e das energias alternativas portugueses, bem como com os principais intervenientes internacionais.

Formação sobre combustíveis alternativos

Para o primeiro dia, 6 de Maio, está preparada a formação sobre Combustíveis Alternativos, realizado na Escola Náutica Infante D. Henrique, seguida da celebração do 100º aniversário da escola. Também neste dia a sede da Agência Europeia de Segurança Marítima (EMSA), em Lisboa, organiza o Workshop de Formação sobre Implicações das Emissões.

Na terça-feira, dia 7 de Maio, a Gare Marítima de Alcântara recebe a “Flagship”, a conferência mais emblemática do encontro, dedicada à maximização do potencial comercial e adopção da economia verde, que encerra com um passeio no Tejo, promovido pela Administração do Porto de Lisboa.

A Flagship Conference conta com a participação de diversos oradores, entre os quais o presidente do conselho de administração dos Portos de Lisboa, Setúbal e Sesimbra, Carlos Correia, o Embaixador da Grécia em Portugal, Vassilis Papadopoulos, o Embaixador da Dinamarca em Portugal, Lars Steen Nielsen, e o Chefe dos Assuntos Económicos da Embaixada da República Federal da Alemanha, Jakob Jurczyk-Bäumer.

Nos dias 8 e 9 de Maio tem lugar a cimeira ship.energy, integrada no EISAP Shipping Forum, a decorrer também na Gare Marítima de Alcântara. A quinta-feira é dedicada a uma visita ao Porto de Lisboa, nomeadamente ao Terminal de Contentores de Yilport e ao Terminal de Cruzeiros de Lisboa, e termina com o jantar PSW2024 EUROMAR no Museu Marítimo.

No último dia da Portugal Shipping Week 2024, a 10 de Maio, os participantes vão visitar o Porto de Setúbal e os Estaleiros Navais da Lisnave.

Inscrições aqui.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Já são conhecidos os vencedores do Prémio Nacional de Enoturismo 2024

Partilhar              A gala da terceira edição do Prémio Nacional de Enoturismo Apeno/Ageas Seguros 2024, considerado o …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.