Início / Featured / Viana do Castelo galardoada com 11 bandeiras azuis em 2024

Viana do Castelo galardoada com 11 bandeiras azuis em 2024

A ABAEE — Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação divulgou a listagem das praias que conquistaram a Bandeira Azul em Portugal para a época balnear de 2024, sendo que Viana do Castelo apresenta 11 praias galardoadas, mais uma que no ano anterior.

Assim, no concelho vianense, as praias galardoadas com bandeira azul são: Ínsua, Afife, Arda, Paçô, Carreço, Norte, Cabedelo, Luziamar, Amorosa Norte, Amorosa Sul e Castelo do Neiva. A novidade é o galardão atribuído à praia de Amorosa Sul, uma aposta do Município, que decidiu candidatar mais esta praia, “dando continuidade ao objectivo de aumentar progressivamente a qualidade e distinção das diversas praias deste concelho”.

O direito de hastear e manter a Bandeira Azul pelos titulares significa que a ABAAE reconheceu, no momento da atribuição, o “cumprimento de uma série de rigorosos critérios ambientais, educacionais, de segurança e acessibilidade. Após essa atribuição, os respectivos titulares assumem a responsabilidade de assegurar de forma contínua a conformidade de todos os critérios subjacentes a essa atribuição, competindo à ABAAE poder realizar regularmente a verificação desses critérios nos sítios galardoados”, refere uma nota de imprensa da autarquia.

E recorda que o Programa Bandeira Azul é um programa de educação para o desenvolvimento sustentável, promovido em Portugal pela Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação.

Este galardão tem como objectivo educar para o desenvolvimento sustentável em praias costeiras, fluviais e lacustre, portos de recreio e marinas e embarcações de recreio e ecoturísticas que se candidatem e cumpram um conjunto de critérios relacionados com Informação e Educação Ambiental, Qualidade da Água Balnear, Gestão Ambiental, Segurança e Serviços, Responsabilidade Social e Envolvimento Comunitário.

Neste âmbito, a Bandeira Azul é um símbolo de qualidade que distingue o esforço de diversas entidades em tornar possível a coexistência do desenvolvimento local a par do respeito pelo ambiente, elevando o grau de consciencialização dos cidadãos em geral, dos decisores em particular, para a necessidade de se proteger o ambiente marinho, costeiro e lacustre.

Ao longo dos últimos anos, a Bandeira Azul procurou envolver e sensibilizar a sociedade para as questões do ambiente, em particular para os assuntos relacionados com o mar.

O tema proposto para este ano pela ABAEE no âmbito da sensibilização ambiental é “O mar precisa de líderes”. Neste contexto, o município de Viana do Castelo irá promover um conjunto de actividades nestas praias, sob este lema, recorrendo aos seus técnicos da área do ambiente.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Já são conhecidos os vencedores do Prémio Nacional de Enoturismo 2024

Partilhar              A gala da terceira edição do Prémio Nacional de Enoturismo Apeno/Ageas Seguros 2024, considerado o …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.