Início / Agenda / Rui Garrido: “é claro que este ano convidamos o ministro da Agricultura e o Governo para a Ovibeja”

Rui Garrido: “é claro que este ano convidamos o ministro da Agricultura e o Governo para a Ovibeja”

O presidente da ACOS – Associação de Agricultores do Sul, Rui Garrido, garante que “é claro que este ano convidamos o novo ministro da Agricultura o Governo para a Ovibeja”. Mais: “já temos a confirmação de contamos com o primeiro-ministro, Luís Montenegro, na inauguração da Feira”. Relembre-se que na edição de 2023, a ACOS, organizadora da Ovibeja, decidiu não convidar a ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, para o certame. Nem qualquer membro do Governo.

A 40ª Ovibeja realiza-se de 30 de Abril a 5 de Maio no Parque de Feiras e Exposições Manuel de Castro e Brito, em Beja. O associativismo agrícola – que está na génese da Ovibeja – vai ser o tema central da Feira.

Quanto aos novos governantes com pastas ligadas à Agricultura e ao mundo rural, em declarações à Revista Agricultura e Mar, Rui Garrido diz que não os conhece, mas considera que “ao que parece, o novo ministro da Agricultura [José Manuel Fernandes] é uma pessoa sensível ao sector agrícola e que gosta de dialogar. Esperamos que ouça as associações e que possamos trabalhar em conjunto. Por outro lado, dizem-me que conhece bem os apoios comunitários vindos de Bruxelas, o que é uma vantagem”.

O presidente da ACOS salienta ainda “o regresso das Florestas à pasta da Agricultura. Era fundamental. Foi uma tremenda asneira que o governo de António Costa fez. Nem o ex-ministro Capoulas Santos gostou da ideia”.

Rui Garrido prevê “mais um sucesso” da Ovibeja, que “tem mais expositores que no ano passado” e realça que, além dos membros do Governo, o certame vai contar com a presença de Maria da Graça Carvalho, a nova ministra do Ambiente e Energia, nascida em Beja e ex-colega de liceu do presidente da ACOS. E, claro, como sempre, a Ovibej contará com a visita dos vários partidos políticos.

Conheça o programa completo da 40ª Ovibeja aqui.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Já são conhecidos os vencedores do Prémio Nacional de Enoturismo 2024

Partilhar              A gala da terceira edição do Prémio Nacional de Enoturismo Apeno/Ageas Seguros 2024, considerado o …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.