Início / Agricultura / Portugal ganha prata no Ecotrophelia Europe com snack desidratado à base de arroz e yacon

Portugal ganha prata no Ecotrophelia Europe com snack desidratado à base de arroz e yacon

Portugal, depois do ouro em 2020 com a equipa OrangeBee, regressa ao pódio do Ecotrophelia Europe, a maior competição europeia de eco-inovação alimentar. O Handy Rice – um snack desidratado à base de arroz e yacon – conquistou o segundo lugar na competição que juntou estudantes universitários de 15 países europeus, a 17 de Outubro na SIAL Paris.

O snack Handy Rice resulta do trabalho conjunto de três estudantes do Departamento de Comunicação e Arte e do Departamento de Química da Universidade de Aveiro e da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.

Bruna Antunes, Patrícia Godinho e Rafaela Vieira são as estudantes responsáveis pela criação do snack que valoriza os subprodutos do yacon, através da utilização das raízes partidas resultantes da sua colheita, sendo o xarope deste produto uma solução eficaz para a sua rentabilização.

O resíduo de polpa produzido durante a sua formulação é também utilizado nos snacks Handy Rice. Na embalagem são utilizados subprodutos do arroz, com a formulação de um filme biodegradável à base de amido.

Deolinda Silva, directora executiva da PortugalFoods, refere que “mais uma vez a qualidade do ensino, a criatividade dos alunos e o profissionalismo dos docentes e investigadores do sector alimentar português são reconhecidos a nível europeu, alcançando um fantástico 2.º lugar, entre 15 equipas a concurso, num palco como a SIAL Paris. Para a PortugalFoods é um orgulho organizar o Ecotrophelia Portugal, conquistar este prémio e trabalhar com pessoas com este valor”.

Promovido e organizado desde 2017 pela PortugalFoods, o Prémio Ecotrophelia Portugal decorre com o apoio de várias entidades do sector agroalimentar e com o Alto Patrocínio da Presidência da República, tendo como ambição promover a inovação, empreendedorismo e competitividade no sector agroalimentar a nível nacional e europeu, reunindo e desafiando estudantes, professores, investigadores e profissionais do sector a desenvolver os produtos eco-inovadores do futuro – do conceito, formulação, produção, packaging, até aos planos de marketing, negócio e vendas, sem descurar as vertentes nutricional e sensorial.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Boletins com Recomendações de Rega do Milho. Semana de 13 a 29 de Maio de 2024

Partilhar              A Anpromis — Associação dos Produtores de Milho e Sorgo de Portugal informa que estão …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.