O Governo de Moçambique aprovou a Estratégia de Desenvolvimento da Economia Azul (EDEA) e o respectivo Plano de Acção, em sessão do Conselho de Ministros realizada no dia 17 de Julho 2024. Para apoiar a respectiva implementação, vários quadros de topo de instituições públicas deste país, irão participar na 9ª edição do Programa de Especialização e Liderança em Economia Azul (PLEA).
Está também confirmada a participação de quadros superiores de organizações públicas e privadas de outros países, incluindo Portugal, o que antecipa um riquíssimo ambiente de partilha de visão e experiência, avança uma nota de imprensa do Centro de Competências Economia Azul.
A 9ª edição do Programa de Especialização e Liderança em Economia Azul (Programa PLEA) — que se realiza de 19 a 22 de Novembro, em Lisboa —, constitui, assim, “uma excelente oportunidade para o estabelecimento de contactos e parcerias de colaboração, face às gigantes oportunidades que a economia azul oferece”, adianta a mesma nota.
A Estratégia e Moçambique visa, essencialmente, promover o aproveitamento sustentável do capital natural marinho, costeiro e de águas interiores, que garanta a resposta às necessidades do momento e a sua conservação e a criação de valor para as futuras gerações no país.
Esta iniciativa enquadra-se no âmbito da implementação da Política e Estratégia do Mar (POLMAR), aprovada em 2017, e da Estratégia Africana para a Economia Azul.
Saiba mais sobre a 9ª edição do Programa de Especialização e Liderança em Economia Azul aqui.
Agricultura e Mar