Os consultores da holandesa Genap, em articulação com os técnicos da portuguesa Magos Irrigation System, alertam para a necessidade de soluções de coberturas nos sistemas de armazenamento de água. E juntos garantem ajudar a determinar qual o sistema de cobertura mais indicado para cada caso.

“Uma boa cobertura não fornece apenas água limpa, também poupa o trabalho constante de tratamento da água, que é demorado e dispendioso, e reduz a necessidade de lavagem dos filtros dos sistemas de rega”, diz Simon Jones, responsável da Genap, líder de mercado em sistemas de armazenamento de água e coberturas, marca representada em Portugal pela Magos Irrigation System na área agrícola.
Para os agricultores, a luz do sol é muito importante para um bom desempenho das suas culturas. Mas por muito importante que seja o sol, o mesmo tem uma desvantagem para um recurso muito importante, a água. A radiação UV causa o aparecimento e crescimento excessivo de algas, uma ameaça real para qualquer sistema de armazenamento de água a céu aberto. As algas põem em risco a qualidade da água e aumentam a probabilidade de entupimento dos sistemas de rega, explicam os técnicos da Magos Irrigation Systems.
E acrescentam que a solução mais eficiente para garantir água limpa durante todo o ano é um bom sistema de cobertura dos silos.
“Matam-se dois coelhos de uma cajadada. Em primeiro lugar, a qualidade da água é assegurada. Uma cobertura precisa impede o crescimento de algas e elimina o risco de aparecimento de areias, folhas ou outros detritos dentro de água e, com isso, reduz-se significativamente o problema do entupimento dos sistemas de irrigação e filtragem. Em segundo lugar, o agricultor tira maior partido do sistema de armazenamento de água, porque a cobertura reduz ao mínimo a evaporação da água”, explica Simon Jones.
Cobertura para silos de água
A Genap desenvolveu várias coberturas para proteger a água armazenada em silos contra o crescimento de algas, evaporação e poluição. A empresa holandesa faz uma distinção entre silos para uso interno ou externo. Para silos montados na estufa, fornece lonas tensionadas que cobrem todo o silo, independentemente do seu diâmetro. Para silos externos, fornece lonas de tensão, lonas flutuantes e sistemas fechados.
Para evitar o crescimento de algas na água armazenada, a Genap fornece lonas anti-algas e velas flutuantes para silos. As velas são feitas de Genatex 700, um tecido aberto que deixa a água passar, mas impede a entrada de sujeira e luz. As velas podem ser utilizadas em ambientes internos e externos.

A Genap conta ainda com o SiloFloat, uma solução anti-algas inteligente para silos aquáticos que cobre quase completamente a superfície da água. Este sistema pode ser instalado de forma rápida e fácil com mão-de-obra limitada em silos vazios e cheios — mesmo sem ferramentas específicas ou electricidade.
Líder em sistemas de rega
A Magos Irrigation Systems é uma empresa líder em serviços de projecto, instalação, assistência técnica e venda de sistemas de rega, envolvida em mais de 25.000 hectares/ano de regadio e com vendas anuais de mais 150 milhões de kms de fita de rega.
A sua missão é a valorização da produção agrícola, através de soluções globais de rega que aumentam a rentabilidade dos agricultores.
Agricultura e Mar Actual