Início / Agricultura / Magos Irrigation Systems e holandeses da Genap juntos nas soluções de coberturas nos sistemas de armazenamento de água

Magos Irrigation Systems e holandeses da Genap juntos nas soluções de coberturas nos sistemas de armazenamento de água

Os consultores da holandesa Genap, em articulação com os técnicos da portuguesa Magos Irrigation System, alertam para a necessidade de soluções de coberturas nos sistemas de armazenamento de água. E juntos garantem ajudar a determinar qual o sistema de cobertura mais indicado para cada caso.

Depósito Genap na Quinta do Cachão – Douro – Symington Family States

“Uma boa cobertura não fornece apenas água limpa, também poupa o trabalho constante de tratamento da água, que é demorado e dispendioso, e reduz a necessidade de lavagem dos filtros dos sistemas de rega”, diz Simon Jones, responsável da Genap, líder de mercado em sistemas de armazenamento de água e coberturas, marca representada em Portugal pela Magos Irrigation System na área agrícola.

Para os agricultores, a luz do sol é muito importante para um bom desempenho das suas culturas. Mas por muito importante que seja o sol, o mesmo tem uma desvantagem para um recurso muito importante, a água. A radiação UV causa o aparecimento e crescimento excessivo de algas, uma ameaça real para qualquer sistema de armazenamento de água a céu aberto. As algas põem em risco a qualidade da água e aumentam a probabilidade de entupimento dos sistemas de rega, explicam os técnicos da Magos Irrigation Systems.

E acrescentam que a solução mais eficiente para garantir água limpa durante todo o ano é um bom sistema de cobertura dos silos.

“Matam-se dois coelhos de uma cajadada. Em primeiro lugar, a qualidade da água é assegurada. Uma cobertura precisa impede o crescimento de algas e elimina o risco de aparecimento de areias, folhas ou outros detritos dentro de água e, com isso, reduz-se significativamente o problema do entupimento dos sistemas de irrigação e filtragem. Em segundo lugar, o agricultor tira maior partido do sistema de armazenamento de água, porque a cobertura reduz ao mínimo a evaporação da água”, explica Simon Jones.

Cobertura para silos de água

A Genap desenvolveu várias coberturas para proteger a água armazenada em silos contra o crescimento de algas, evaporação e poluição. A empresa holandesa faz uma distinção entre silos para uso interno ou externo. Para silos montados na estufa, fornece lonas tensionadas que cobrem todo o silo, independentemente do seu diâmetro. Para silos externos, fornece lonas de tensão, lonas flutuantes e sistemas fechados.

Para evitar o crescimento de algas na água armazenada, a Genap fornece lonas anti-algas e velas flutuantes para silos. As velas são feitas de Genatex 700, um tecido aberto que deixa a água passar, mas impede a entrada de sujeira e luz. As velas podem ser utilizadas em ambientes internos e externos.

SiloFloat

A Genap conta ainda com o SiloFloat, uma solução anti-algas inteligente para silos aquáticos que cobre quase completamente a superfície da água. Este sistema pode ser instalado de forma rápida e fácil com mão-de-obra limitada em silos vazios e cheios — mesmo sem ferramentas específicas ou electricidade.

Líder em sistemas de rega

Magos Irrigation Systems é uma empresa líder em serviços de projecto, instalação, assistência técnica e venda de sistemas de rega, envolvida em mais de 25.000 hectares/ano de regadio e com vendas anuais de mais 150 milhões de kms de fita de rega.

A sua missão é a valorização da produção agrícola, através de soluções globais de rega que aumentam a rentabilidade dos agricultores.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Opinião Confagri. Cooperativismo: um setor para o futuro!

Partilhar              Opinião de Nuno Serra, Secretário-Geral Adjunto da Confagri — Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas Existe …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.