Início / Agricultura / Governo dos Açores cria SAFIAGRI IV. Apoio de 1,5 milhões aos agricultores

Governo dos Açores cria SAFIAGRI IV. Apoio de 1,5 milhões aos agricultores

O Conselho do Governo Regional dos Açores, reunido no dia 23 de Julho de 2024, em Santa Cruz da Graciosa, aprovou a Resolução que autoriza a Secretaria Regional da Agricultura e Alimentação a criar um apoio financeiro designado de SAFIAGRI IV. Trata-se de um apoio total de 1,5 milhões de euros.

Uma decisão toada “por se mostrar oportuno disponibilizar uma linha de compensação para apoiar os agricultores com os encargos financeiros bancários, com juros e imposto de selo, decorrentes de empréstimos contraídos para financiamento das suas actividades”, refere o Comunicado do Conselho do Governo.

Explica o mesmo comunicado que “as consequências financeiras e sociais da pandemia do vírus SARS-COV-2 continuaram a contribuir, no ano de 2023, para que se vivenciasse no sector agrícola uma conjuntura de iminência de crise, daí decorrendo que os produtores enfrentassem desafios acrescidos na manutenção da sua actividade. Fruto do contexto pandémico, foram diversos os produtores que recorreram, no decurso do ano de 2023, a empréstimos bancários com o intuito de financiar as suas actividades”.

“Em consonância com a evolução da situação epidemiológica a nível nacional e internacional, a falta de mão de obra, bem como as consequências sentidas fruto do conflito bélico entre a Rússia e a Ucrânia, que se prolongou ao longo do ano de 2023, contribuem, ainda mais, para a situação económico-financeira periclitante de todos os intervenientes da cadeia alimentar, em especial os agricultores”, frisa o Governo Regional dos Açores.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Congresso Ibérico Agropecuário: Portugal e Espanha devem concertar posições na UE para defender características específicas da agricultura ibérica

Partilhar              O IV Congresso Ibérico Agropecuário, uma organização conjunta da CAP — Confederação dos Agricultores de …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.