Início / Featured / Conheça as 25 espécies aquáticas que estão a invadir Portugal. Livro gratuito
© Diogo Dias

Conheça as 25 espécies aquáticas que estão a invadir Portugal. Livro gratuito

O novo livro gratuito do projecto Life Invasaqua, com o título “25 Espécies Aquáticas que Estão a Invadir Portugal” acaba de ser publicado. São 257 páginas dedicadas a este tema, ilustradas com inúmeras fotografias de elevada qualidade e com linguagem acessível a todos os públicos. O livro contou com a colaboração de 20 autores de capítulos, 11 centros de investigação e 9 instituições de ensino superior e pode ser descarregado gratuitamente.

Para Filipe Ribeiro do MARE/FCUL, este livro “é fundamental para facilitar a prevenção e gestão das espécies exóticas invasoras aquáticas em Portugal”. Já Pedro Anastácio do MARE/Universidade de Évora explica que “espécies invasoras são espécies nativas de outras áreas geográficas que foram introduzidas por acção humana, de forma intencional ou acidental, e que se propagam sem controlo, afectando negativamente a biodiversidade, a economia ou a saúde humana”. Três exemplos marcantes de espécies invasoras aquáticas em Portugal são: o lagostim-vermelho-da-luisiana, com impactes sobre a biodiversidade, o mexilhão-zebra, com impactes económicos graves (presente em Portugal desde 2019) e o mosquito-tigre-asiático, potencialmente transmissor de dengue, febre amarela e Zika.

Lagostim-vermelho-da-luisiana (Procambarus clarkii). Foto: Javier Oscoz

Este livro foi editado por Filipe Ribeiro, Inês Sequeira, Helena Geraldes e Pedro Anastácio e foi publicado no âmbito do projecto Life Invasaqua, numa colaboração entre o MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, a Wilder – Rewilding your days e a Universidade de Évora. Resultou dos artigos da série “Espécies Aquáticas Invasoras”, escritos por diferentes cientistas e peritos ligados ao projecto e publicados na revista Wilder ao longo de dois anos, entre Outubro de 2020 e Novembro de 2022.

Life Invasaqua

O projecto Life Invasaqua, iniciado em 2018, teve como objectivo alertar a sociedade civil e diferentes grupos-chave para a problemática das espécies exóticas invasoras em ecossistemas aquáticos na Península Ibérica. Pretendeu também melhorar a gestão e reduzir os impactes destas espécies, promovendo a difusão de informação e o intercâmbio de conhecimentos sobre soluções e práticas ambientais eficazes. Ao longo de 5 anos, contribuiu para o aumento da sensibilização do público em geral, promovendo a formação dos sectores envolvidos e criando um sistema internacional eficiente de detecção precoce e resposta rápida às espécies exóticas invasoras.

Pode descarregar o livro “25 Espécies Aquáticas que Estão a Invadir Portugal” aqui.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Montenegro promete resolver problema do assoreamento do Porto de Pesca da Póvoa de Varzim

Partilhar              O primeiro-ministro, Luís Montenegro, esteve presente cerimónia de encerramento das comemorações do 50º aniversário de …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.