Início / Agricultura / Conheça 5 variedades de morangos muito produtivas

Conheça 5 variedades de morangos muito produtivas

Artigo de opinião de Rosa Moreira, Eng.ª Agrónoma, promotora do site A Cientista Agrícola

Olá a todos! Espero que estejam bem 🙂 Hoje venho falar-vos sobre morangos e 5 exemplos de variedades muito produtivas que pode cultivar na sua casa. Conheça 5 variedades de morangos muito produtivas neste artigo!

Como cultivar morangos: saiba mais

A preparação do solo é uma das etapas mais importantes para garantir o bom crescimento e desenvolvimento da cultura do morango. Avaliar o pH do solo deve ser das primeiras etapas a serem realizadas uma vez que estes preferem solos com pH entre 5,3 e 6,2.

Os morangueiros não gostam de solos muitos pesados/compactos. Para evitar este tipo de situações, deve fazer uma gradagem de 40 a 50 cm, de forma a tornar o solo mais leve e solto.  Posteriormente, pode e deve fazer uma gradagem mais superficial de forma a incorporar ao solo matéria orgânica e adubo, garantindo dessa forma a nutrição das suas plantas

Saiba mais sobre o cultivo de morangos aqui

variedades produtivas do morango

Conheça 7 variedades de morango muito produtivas

1- Diamante

Confesso que esta é uma das minhas variedades favoritas e aquela que sempre uso cá em casa. A variedade Diamante surgiu nos finais da década de 90, é americana, e continua a ser bastante popularidade. Já conhece?

Desenvolve-se muito bem em termos vegetativos, desenvolvendo folhas em forma de roseta. Em termos reprodutivos, cada morango pesa em média 35g e possuí uma polpa densa e moderadamente suculenta. Esta variedade está muito bem adaptada às condições climáticas do nosso país e por essa razão, é das mais utilizadas. Os morangos produzidos nesta variedade são oblíquos/ovais e a sua coloração é ligeiramente alaranjada com sementes amarelas.

Como principais vantagens destaco as suas características organoléticas e a sua resistência a pragas e doenças. Por outro lado, a variedade diamante caracteriza-se por “envelhecer” mais rapidamente do que outras variedades, caracterizando-se assim por uma variedade com um ciclo cultural mais curto.

2-San Andreas

Esta variedade, caracterizada por plantas vivazes, produz também dos meus morangos preferidos.

São extremamente saborosos, muito produtivos e apresentam grande capacidade de resistirem a pragas e doenças.

É uma variedade remontante o que significa que preciso de dias longos para fomentar a indução da floração e frutificação. Por essa razão, esta variedade é capaz de produzir durante grande parte do ano.

Para além de terem um polpa muito firme e densa, emanam um “cheirinho” muito agradável.

Os morangueiros desta variedade são resistentes a várias doenças como a antracnose, verticillium e phytophthora. No que diz respeito a pragas, a variedade San Andreas é também resistente ao aranhiço vermelho.

No que diz respeito às suas exigências edafoclimáticas, esta variedade prefere solos leves, ricos em matéria orgânica e com permeabilidade. O espaçamento normalmente utilizado na plantação é 0,35 cm*0,25 cm.

variedades muito produtivas de morango

3-Albion

Esta é uma das variedades mais “famosas” entre todas as existentes. A variedade Albion caracteriza-se por ser de qualidade organoléptica excepcional e por possuir um poder de conservação muito interessante. Por ser remontante, necessita de dias mais longos para induzir a floração e produzir morangos. É possível obtermorangos desta variedade em grande parte do ano, especialmente durante todo o Verão e parte do Outono. A polpa destes morangos é bastante densa e com um sabor muito bom ( eu pessoalmente adoro).

Os morangueiros desta variedade são resistentes a doenças como a antracnose, verticillium, phytophthora bem como a pragas como o aranhiço vermelho. Em termos edáficos, os morangueiros desta variedade gostam de solos ricos em matéria orgânica, leves e soltos. Gostam também de exposição solar pelo que deve garantir que cultiva esta variedade num local ensolarado.

4- Tentação

A variedade Tentação também conhecida como “Temptation” é adequada tanto para o cultivo ao ar livre como em estufa. Em termos visuais as plantas desta variedade são compactas, possuem folhas verde-escuras que formam rosetas. Por toda esta sua “aparência visual” interessante, esta variedade é muitas vezes utilizada com caracter “decorativo”. Mas não desperdice os seus frutos, ok?

Os morangos desta variedade são de tamanho médio podendo obter-se uma óptima produtividade por planta.

5-Ventana

A variedade Ventana possui muitas semelhanças com outra variedade produtiva, a Camarosa.

Como vantagens da variedade Ventana destaco a sua capacidade de se adaptar a condições climáticas distintas e as suas características organoléticas.

Os seus morangos possuem grandes dimensões e uma boa capacidade polinização em condições adversas. Comparativamente a outras variedades, a variedade Ventana é não-remontante e possui ciclo precoce.

Contrariamente à variedade remontante, a variedade não remontante necessita de dias curtos para que a floração seja induzida bem como a posterior produção de frutos. Por essa razão, as plantas desta variedade entram em floração mais precocemente quando comparadas com outras (a partir do início da estação primaveril podem começar a surgir os primeiros morangos).

variedades produtivas de morangos

Agora que já conhecem 5 exemplos de variedades produtivas de morangos, contem-me nos comentários quais são as vossas favoritas!

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Centro Operativo Tecnológico Hortofrutícola Nacional está a recrutar técnico de controlo de qualidade

Partilhar               O COTHN — Centro Operativo Tecnológico Hortofrutícola Nacional, com sede em Alcobaça, informa que …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.