Início / Agenda / Concurso Nacional de Azeites de Portugal tem inscrições abertas até 8 de Abril

Concurso Nacional de Azeites de Portugal tem inscrições abertas até 8 de Abril

O Concurso Nacional de Azeites de Portugal comemora, em 2024,  a sua 18ª edição e vê o Conselho Oleícola Internacional renovar, por comunicação directa do seu director-executivo, Jaime Lillo, o selo de garantia a esta prestigiada competição. As inscrições estão abertas até ao dia 8 de Abril de 2024.

Este patrocínio institucional reconhece ao Concurso “os graus máximos de rigor, exigência técnica e excelência no sentido do cumprimento das normas do Conselho Oleícola Internacional para os prémios de qualidade de Azeite Virgem Extra”, refere um comunicado de imprensa da organização.

Destinado a distinguir lotes homogéneos de Azeite Virgem Extra, o Concurso Nacional de Azeites de Portugal permite a distinção de Azeites com Denominação de Origem Protegida e os Azeites produzidos em Agricultura Biológica e atribui ainda os prémios “Melhor do Mercado”, a Azeites comprados directamente nos lineares do mercado nacional pela organização do Concurso, “Azeite Virgem Extra Prestígio” ao lote que obtiver a maior pontuação final absoluta, e ainda o “Prémio Feira Nacional de Agricultura” ao lote com volume igual ou superior a 20000 litros que obtenha a maior pontuação final absoluta.

O Concurso conta com um Painel de Provadores Oficial, nacionais e estrangeiros, profissionais de referência na análise sensorial de Azeites que durante dois dias de provas cegas provam, avaliam e pontuam os azeites portugueses em competição.

Co-organizado pelo CEPAAL — Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo e pelo CNEMA — Centro Nacional de Exposição e Mercados Agrícolas, o Concurso Nacional de Azeites de Portugal “tem procurado não só a promoção do sector oleícola português, mas também, e principalmente, a valorização dos Azeites e dos produtores nacionais, reconhecendo e levando a reconhecer por parte do público em geral, o que de melhor se faz na olivicultura portuguesa”, adianta o mesmo comunicado.

Pode aceder ao Regulamento do Concurso aqui.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Oceanário de Lisboa tem bilhetes com 50% de desconto em semana de aniversário

Partilhar              O Oceanário de Lisboa, para assinalar o seu 26.º aniversário, traz a sua mascote Vasco, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.