Início / Mar / Ambiente / Bolieiro participa na conferência internacional Our Ocean dedicada à protecção do oceano

Bolieiro participa na conferência internacional Our Ocean dedicada à protecção do oceano

O presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, vai participar, a convite do Governo da Grécia, na conferência internacional Our Ocean 2024, em Atenas, que decorre entre 15 e 17 de Abril. Este ano, a Grécia irá acolher a 9ª “Our Ocean Conference”, onde serão abordados alguns desafios-chave relacionados com o oceano, como a perda de biodiversidade, as alterações climáticas, a pesca insustentável, a poluição marinha e o transporte marítimo insustentável.

A conferência irá focar-se em seis áreas de acção: Áreas Marinhas Protegidas, Economia Azul, Relação Oceano-Clima, Segurança Marítima, Pescas Sustentáveis e Poluição Marinha.

“Dado o seu exemplo de liderança em matéria de protecção do oceano, nomeadamente no âmbito do Programa Blue Azores, José Manuel Bolieiro foi convidado a integrar o evento”, realça uma nota de imprensa do Executivo açoriano.

Our Ocean Conference

A Our Ocean Conference foi lançada pela primeira vez sob a iniciativa do Departamento de Estado dos Estados Unidos da América e do secretário de Estado John Kerry em 2014, com o objectivo de preencher a lacuna, então existente, na governação global dos oceanos. Desde o seu lançamento, este evento tornou-se gradualmente num fórum abrangente de diálogo que reúne governos, organizações intergovernamentais, universidades, sector privado e ONG que partilham uma visão comum para a protecção dos oceanos e tomam medidas para apoiar esta visão.

A conferência “proporciona uma oportunidade para os líderes e partes interessadas discutirem e identificarem os desafios que o oceano enfrenta e demonstrarem liderança na sua conservação, assumindo compromissos políticos, científicos, financeiros, de parceria e de colaboração que nos colocarão no caminho para um futuro sustentável”, acrescenta a mesma nota.

Blue Prosperity Leaders Forum

Paralelamente à conferência, o presidente do Governo irá participar no evento Blue Prosperity Leaders Forum, no dia 15 de Abril, a convite do Instituto Waitt, parceiro do programa Blue Azores.

Neste fórum pretende-se abordar os exemplos de liderança que estão a incentivar a implementação de Áreas Marinhas Protegidas e a gestão sustentável do oceano. A Blue Prosperity Coalition junta ONG, instituições académicas, fundações e outras organizações por forma a trabalharem em conjunto com governos, empenhados no desenvolvimento e implementação de planos espaciais marinhos sustentáveis, com o objectivo de proteger o ambiente e, ao mesmo tempo, melhorar a economia.

Liderado pela Presidência do Governo, com o apoio da Fundação Oceano Azul e do Instituto Waitt, o programa Blue Azores visa proteger, promover e valorizar o capital natural do mar dos Açores, contando com o envolvimento da Universidade dos Açores e de inúmeros parceiros regionais e internacionais.

O programa tem como um dos principais objetivos a protecção de 30% do mar dos Açores, através da revisão da Rede de Áreas Marinhas Protegidas dos Açores, cumprindo as metas definidas no Quadro Mundial de Biodiversidade Kunming-Montreal, na Estratégia Europeia para a Biodiversidade 2030, e na Estratégia Nacional para o Mar 2030.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Já são conhecidos os vencedores do Prémio Nacional de Enoturismo 2024

Partilhar              A gala da terceira edição do Prémio Nacional de Enoturismo Apeno/Ageas Seguros 2024, considerado o …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.