Análise da FPAS — Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores
Mercado europeu
Semana com todas as bolsas europeias em terreno positivo com destaque para a contínua subida do mercado que está a transaccionar no valor mais alto (exceptuando Portugal), a França, e do mercado que está a transaccionar no valor mais baixo, a Dinamarca.
Em três semanas França subiu 10,4 cêntimos e a Dinamarca subiu 12 cêntimos no mesmo período. Já Espanha subiu apenas 2,5 cêntimos em três semanas marcando passo na expectativa para perceber se a Alemanha assume uma tendência altista consistente para fomentar uma subida generalizada e ainda se o nível de preço na Dinamarca se aproxima da média europeia para fomentar os preços de exportação extracomunitária.
Vejamos então o que nos indicam as diversas Bolsas europeias para esta semana:
Nota:
- Analisando estes valores, segundo equivalências teóricas, teremos em euros/kg peso vivo para a semana 35/2022 (29/08 a 02/09): Espanha 1,71; França 1,75; Alemanha 1,61; Países Baixos 1,53; Bélgica 1,67; Dinamarca 1,46.
- Estes valores podem ser também consultados no portal da FPAS, tanto no menu “Bolsas e Cotações” como na faixa superior da página de abertura onde as cotações são actualizadas em permanência.
- Recordamos ainda que, tornando-se amigo da nossa página no Facebook “Suinicultura” será informado “em cima da hora” sobre o resultado das diversas Bolsas europeias.
Tendência geral
China está com maior interesse comprador. A prova disso é que durante o mês de Agosto habilitou mais dois matadouros espanhóis, um holandês e três canadianos mas, para já, os preços a que quer comprar são baixos. A expectativa é que os dinamarqueses tenham agora celebrado contratos a quatro meses e que esse factor esteja por detrás da contenção das suas subidas (que agora podem ser mais efectivas).
Agricultura e Mar