Os herbicidas com a substância activa desmedifame estão proibidos. A decisão é da Comissão Europeia e o Regulamento entra em vigor no dia 1 de Julho de 2019. As suas utilizações aplicavam-se principalmente na cultura de beterraba sacarina.
Trata-se de um composto suspeito de ser cancerígeno e mutagénico, através de produtos de origem animal.
Assim, a DGAV – Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária irá proceder ao cancelamento das autorizações de venda de produtos fitofarmacêuticos contendo desmedifame, não podendo estes ser utilizados após a data de 1 de Julho de 2020.
Este herbicida é também utilizado em culturas forrageiras.
Elevado risco
Além disso, acrescenta a DGAV, foi identificado um elevado risco derivado da exposição a longo prazo para diferentes grupos de mamíferos, excluindo mamíferos insectívoros, em todas as utilizações representativas, mesmo quando o padrão de utilização inclui apenas uma aplicação, e, um elevado risco a longo prazo para aves, nas utilizações representativas em beterraba sacarina/forrageira, quando o padrão de utilização inclui duas ou três aplicações de desmedifame.
Além disso, não foi possível terminar a avaliação das propriedades de desregulação endócrina da substância, com base nas informações disponíveis.
Pode consultar o Regulamento de execução (UE) 2019/1100 da Comissão de 27 de Junho de 2019, aqui.
Agricultura e Mar Actual