Início / Featured / Setúbal comemora Dia da Gastronomia Sustentável com Fish Day. Só peixes e mariscos capturados de modo responsável

Setúbal comemora Dia da Gastronomia Sustentável com Fish Day. Só peixes e mariscos capturados de modo responsável

Mais de uma dezena de restaurantes de Setúbal apresentaram esta sexta-feira, 18 de Junho, ao almoço receitas com peixes e mariscos capturados de modo responsável, numa iniciativa realizada no âmbito do Dia da Gastronomia Sustentável, que se repete ao jantar.

O Fish Day, realizado pela segunda vez em Setúbal, numa organização da Associação Natureza Portugal, representante nacional da WWF – World Wildlife Fund, em parceria com o município de Setúbal, inclui a apresentação de receitas nas quais é valorizado o consumo responsável e sustentável de peixe, tendo em conta as preocupações de sustentabilidade, como dimensão da espécie e origem e certificação do pescado.

Restaurantes

O evento realizado hoje ao almoço nos próprios restaurantes contou com as participações de 490 Taberna STB, A Casa do Peixe, Água Salgada, Casa do Mar, O Praxedes, Oficina do Peixe, Ostradomus, Rebarca, Restaurante Barmar, Ribeirinha do Sado, Taberna do Largo, Tasca do Xico da Cana e Xtória.

Os estabelecimentos, identificados com a sinalética do evento nas montras, serviram pratos confeccionados com variedades de peixe menos comuns e mais sustentáveis, como são os casos de cantaril, várea, alcorraz, salongo, massacote, cavala, sargo, sargueta, carapau, besugo, chicharro e lula.

Durante o dia, cada restaurante promoveu, igualmente, acções de sensibilizações junto dos clientes para o consumo responsável de pescado, tendo em conta as recomendações do Guia de Pescado da WWF, acessível aqui.

Fish Day

O Fish Day, este ano assente no mote “Aproveite quase tudo o que vem na rede”, é incorporado no Fish Forward, projecto conduzido pela WWF e co-financiado pela União Europeia, com o objectivo de sensibilizar para o consumo sustentável de produtos do mar.

A alteração de comportamentos de consumidores e empresas europeias, com base numa maior consciencialização e maior conhecimento das implicações que o consumo e o fornecimento de pescado têm sobre as pessoas e os oceanos, é outro dos objectivos do projecto, explica a autarquia de Setúbal.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Sindicatos garantem aumento do subsídio de turno na ADP Fertilizantes

Partilhar              A administração da ADP Fertilizantes chegou a acordo com os trabalhadores e os seus representantes, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.