Início / Agricultura / Selecção Nacional de Cozinha ganha duas Medalhas de Bronze

Selecção Nacional de Cozinha ganha duas Medalhas de Bronze

A Selecção Nacional de cozinha terminou a participação no campeonato do Mundo somando mais uma conquista, medalha de bronze no menu restaurante das nações, anuncia a ACPP – Associação de Cozinheiros Profissionais de Portugal.

A Equipa Júnior de Competição Culinária conquistou bronze nas provas Menu “Chefs Table” e Menu “Restaurante das Nações”, apresentando pratos (lista completa abaixo) como panna cotta de queijo cabra com alperce e avelã; espadarte fumado com tinta de choco, tartelete de beterraba e laranja, espuma de ostra, salada verde e rebentos; e lombinho borrego assado, terrina de batata e trufa, perna de borrego estufada com legumes, molho moscatel com fígados.

Desta equipa de jovens talentos fazem parte Mariana Barroso, Marta Nunes, Daniel Passos, Gonçalo Vicente, João Duarte, Pedro Leiria, André Serra e Tomás Pereira, sob orientação do Chef Jorge Fernandes (Capitão) e do Chef Hélio Gonçalves (Sub-Capitão). Da equipa nacional fazem ainda parte o Chef Carlos Madeira e o Chef Paulo Pinto, em representação da Associação de Cozinheiros Profissionais de Portugal, bem como o Chef Tiago Silva, que apoiou os elementos da equipa Júnior.

Expogast e Culinary World Cup

A Expogast e o Culinary World Cup chegaram oficialmente ao fim, o evento reuniu chefs e entusiastas de cozinha de todo o Mundo. Com mais de trinta mil visitantes, a edição deste ano decorreu num cenário de pura emoção e entusiasmo. A cerimónia de encerramento terminou com a entrega do prémio à melhor equipa nacional do Campeonato do Mundo de cozinha 2022, a Selecção Culinária Nacional da Suíça, adianta a a ACPP.

Segundo capitão da equipa Jorge Fernandes “a participação foi muito positiva, melhoramos a classificação final em 5 lugares relativamente ao campeonato de 2020, neste tipo de competição não são permitidos erros o nível de exigência é bastante elevado. Para a equipa júnior esta experiência é uma aprendizagem fundamental tendo em conta que deste grupo vão sair os futuros elementos da equipa sénior”.

O Chef Paulo Pinto secretário-geral da ACPP – Associação de Cozinheiros Profissionais, que acompanhou as equipas nesta competição sublinha que “é enorme o nosso orgulho nesta equipa e a forma como demonstraram toda a sua dedicação, empenho, resiliência e criatividade durante estes dias de competição. Estão todos de Parabéns quer a título individual, quer colectivo, por contribuírem para elevar o nome e a qualidade da gastronomia portuguesa no contexto internacional”.

Menu Restaurante das nações
Entrada
Robalo assado com molho beurre blanc e caviar, Tártaro de robalo com aipo e malagueta, Croquete de ameijoa á Bulhão Pato com maionese coentros.

Prato principal
Lombinho borrego assado, Terrina de batata e trufa, Perna de borrego estufada com legumes, Molho Moscatel com fígados.

Sobremesa
Tiramisú cremoso, Bolo quente de chocolate e avelã, Gelado de avelã e molho toffee.

Menu Chefs Table
Finger Foods

Frios

– Panna cotta de queijo cabra com alperce e avelã

– Terrina de foie gras, Pão de especiarias e vinho do Porto

Quentes
– Vieira com cenoura, laranja e caviar

– Croquete de borrego, Ras el Hanout e geleia hortelã

Travessa

– Terrina de Lavagante e aneto, Brioche com legumes e trufa, Chutney de kumquats

– Espadarte fumado com tinta de choco, Tartelete de beterraba e laranja, Espuma de ostra, Salada verde e rebentos.

Prato Principal
Entrecôte maturado assado, Mil folhas de cogumelos, Alcatra a baixa temperatura com carvão, Souflé de espargos, Molho bearnês

Sobremesa
Bolo quente de especiarias, Parfait de maçã e citronela, Gelado de toucinho do céu.

 

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Cotações – Suínos – Informação Semanal – 23 a 29 Janeiro 2023

Partilhar              Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas Na semana em análise as cotações …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.