Início / Featured / Manuel São João apela à consciência colectiva face aos problemas da pesca

Manuel São João apela à consciência colectiva face aos problemas da pesca

O secretário Regional do Mar e das Pescas dos Açores, Manuel São João, apelou na sexta-feira, 2 de Dezembro, à consciência colectiva para fazer face aos problemas do sector das pescas.

Na abertura do III ShowMar – Feira do Mar dos Açores, que decorre até amanhã em Vila do Porto, Ilha de Santa Maria, Manuel São João referiu que “hoje, mais do que nunca, esses problemas são, e deverão ser, os problemas do Governo e de todos os parceiros da fileira”.

“Com diálogo e abertura, como penso tem existido até aqui, temos que assumir a consciência colectiva para perceber que não existem, na nossa fragilidade insular, problemas isolados. O problema de um pescador, de uma associação ou de todo o sector acarreta consequências sociais e económicas transversais a toda a sociedade”, disse.

O secretário Regional do Mar e das Pescas reforçou que “essa é e será sempre a nossa missão, a de remarmos todos para o mesmo lado”, acrescentando que “o desenvolvimento de acções destinadas à valorização dos produtos locais é por nós considerada como a estratégia credível e eficaz já que permitirá enfrentar os desafios económicos presentes e futuros”.

O ShowMar foi idealizado para centralizar a oferta regional ao nível da produção, transformação, processamento e comercialização dos produtos da pesca e da aquicultura, contribuindo para a promoção dos produtos da pesca dos Açores, valorizando-os, destacando as boas práticas e sensibilizando para as questões da sustentabilidade do sector.

O concelho de Vila do Porto, Santa Maria, acolhe até domingo o III ShowMar – Feira do Mar dos Açores, evento que conta com diversos painéis sobre a actualidade do sector, animação musical e degustações de produtos do mar.

Hoje, dia 3 de Dezembro, terá lugar um painel dedicado ao cluster do mar (no Atlântida Cine), a partir das 11 horas, seguindo-se, às 15 horas um painel sobre “O Futuro das Pescas nos Açores”. No mesmo dia, às 17 horas ocorre o painel “Áreas Marinhas Protegidas e a Sustentabilidade do Mar dos Açores”, também no Atlântida Cine.

Já a 4 de Dezembro, às 9h30, a Incuba+ Santa maria recebe uma acção de formação sobre “O Sector Associativo das Pescas”, seguindo-se às 14 horas, no Atlântida Cine, uma sessão de esclarecimento sobre “Transição de Categorias no Sector das Pescas”.

Programa completo aqui.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Opinião Confagri. Cooperativismo: um setor para o futuro!

Partilhar              Opinião de Nuno Serra, Secretário-Geral Adjunto da Confagri — Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas Existe …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.