Início / Agricultura / PS/Açores: Governo Regional não pode esquivar-se da sua responsabilidade de apoiar os agricultores
© PS/Açores

PS/Açores: Governo Regional não pode esquivar-se da sua responsabilidade de apoiar os agricultores

O líder parlamentar do Partido Socialista (PS) nos Açores, João Castro, realçou que o Governo Regional não pode “esquivar-se” da sua responsabilidade de apoiar os agricultores da Região, perante as dificuldades que o sector atravessa, que “afectam todas as ilhas da Região”.

João Castro falava no debate da proposta de programa de Governo dos Açores, que se encontra esta semana em debate na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, um documento que “não serve a Agricultura dos Açores”.

Respondendo a uma “acusação infundada” do deputado do Partido Social Democrata (PSD), Bruto da Costa, João Castro esclareceu o Parlamento dos Açores que o Governo da República, até aqui da responsabilidade do Partido Socialista, “não tem qualquer falta de pagamento de ajudas de Estado aos produtores agrícolas Açorianos”, avança uma nota de imprensa dos socialistas açorianos.

João Castro explicou que relativamente aos apoios excepcionais de compensação, decorrentes da guerra na Ucrânia, os Açores e a Madeira, no âmbito do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PAC), não têm acesso a ajudas decorrentes do pedido único, no acesso ao 1º pilar da PAC, tendo “optado, e bem, por ter o POSEI enquanto instrumento específico de intervenção”.

“O programa POSEI é algo que devemos preservar e salvaguardar, como sabem os produtores Açorianos e todos os que se preocupam com a Agricultura dos Açores”, sublinhou o líder parlamentar do PS.

“O deputado Bruto da Costa exige ao Governo da República que cumpra com apoios que não têm enquadramento legal”, frisou, realçando que “até o Sr. Presidente do Governo Regional e os membros do Governo já apagaram este tema dos seus discursos”. João Castro realçou que compensar os agricultores dos Açores dos efeitos económicos da guerra na Ucrânia era e é uma “obrigação do Governo Regional”, que “tomou a opção política de não o fazer”.

O líder parlamentar do PS recordou, ainda, que foi o Governo Regional da coligação PSD/CDS/PPM que “solicitou ao Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas (IFAP) para atrasar os pagamentos aos produtores açorianos”, porque o Governo Regional não tinha financeiramente disponível a sua comparticipação destes apoios.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

World Olive Oil Congress apresenta-se na Ovibeja a 4 de Maio

Partilhar              O Congresso Mundial do Azeite (OOWC), que terá lugar nos dias 26, 27 e 28 …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.