Início / Agenda / Projectos portugueses finalistas dos Prémios Agricultural and Rural Inspiration em votação

Projectos portugueses finalistas dos Prémios Agricultural and Rural Inspiration em votação

A EU CAP Network anunciou os finalistas da quinta edição dos Prémios ARIA – Agricultural and Rural Inspiration Awards 2023 (antigos Prémios RIA – Prémios de Inspiração Rural) e o período da “votação popular”, aberto a todos os cidadãos, está a decorrer até 1 de Dezembro.

Entre os 24 projectos nomeados, encontram-se três iniciativas nacionais: o i9Kiwi, The Landscape Farm, e Pepe Aromas, refere a Rede Rural Nacional, realçando que este galardão distingue projectos financiados pela Política Agrícola Comum (PAC) que promovem competências para a agricultura e a dinamização das zonas rurais, da inovação e da competitividade.

Nesta edição dos Prémios ARIA foram recebidas 92 candidaturas de 20 Estados-membros da União Europeia (UE), enquadradas em quatro categorias temáticas: Agricultura inteligente e competitiva; Protecção do meio ambiente; Tecido socioeconómico das zonas rurais; e Competências dos parceiros rurais.

O júri seleccionou 24 projectos (seis por categoria) para a lista de finalistas, sendo que a votação popular ocorreu todo o mês de Novembro, permitindo que os cidadãos da UE votassem no seu projecto de preferência.

A cerimónia de entrega dos Prémios ARIA – Agricultural and Rural Inspiration Awards 2023 está agendada para o dia 4 de Dezembro, em Bruxelas, cujo evento pode ser acompanhado directamente através das redes sociais da EU CAP Network . Durante a cerimónia de entrega dos prémios, os representantes da Comissão Europeia vão revelar os quatro vencedores temáticos do ARIA 2023 e o vencedor do Voto Popular.

Os finalistas portugueses

  • i9Kiwi – O I9K pretende responder aos desafios da fileira do kiwi através da criação de um grupo de excelência que adoptará estratégias inovadoras e práticas agrícolas geradoras de maior produtividade, potenciando a competitividade do sector em novos mercados.
  • The Landscape Farm – A Landscape Farm comercializa produtos locais, produzidos “com a natureza”, nos solos e climas locais. A partir dos 6 principais sistemas – a casa, a horta, o olival, o pomar, o campo e os matos – produz e disponibiliza produtos identitários da paisagem do “bairro ribatejano”: azeite, mel, figos, aromáticas, hortícolas sazonais, feijão, grão, chícharo, amoras, frutas, entre muitos outros.
  • Pepe Aromas – O projecto centra-se na diversificação da actividade agrícola de uma empresa que os promotores do projecto herdaram do seu avô. Situa-se em Vale do Pereiro, aldeia do interior do Sul de Portugal. O projecto visa revitalizar a produção através do cultivo de 20 hectares de figos da Índia biológicos certificados, uma cultura rentável e adaptada às alterações climáticas.

Saiba mais na página dos Prémios ARIA (aqui) e escolha do seu projecto. Vote aqui.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Montenegro promete resolver problema do assoreamento do Porto de Pesca da Póvoa de Varzim

Partilhar              O primeiro-ministro, Luís Montenegro, esteve presente cerimónia de encerramento das comemorações do 50º aniversário de …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.