Início / Agricultura / Aromáticas Vivas recebe Managers Meeting´23 da Spisa Holding

Aromáticas Vivas recebe Managers Meeting´23 da Spisa Holding

O Grupo sueco, Spisa Holding, reuniu no final de Outubro de 2023 os directores gerais das suas filiais (Suécia, República Checa, Reino Unido, Portugal, Espanha, Quénia e Polónia), tal como o CEO e CFO do grupo, na empresa Aromáticas Vivas, localizada em Viana do Castelo.

Esta reunião permitiu trabalhar os objectivos e desafios presentes e futuros nas realidades de cada país/mercado. Sendo o principal objectivo o investimento na expansão e melhoria das instalações em Portugal, refere uma nota de imprensa da Aromáticas Vivas.

A visita às instalações da Aromáticas Vivas incidiu sobre o projecto piloto do grupo Spisa de produção vertical com recurso a luz artificial, ambiente controlado, em câmara de LED, reduzindo tempo de produção e custos de espaço e energéticos. Tal como reforçaram o investimento do projecto de ampliação e modernização da área de produção das instalações portuguesas. O aumento de produção incidirá principalmente nas ervas em vaso e ervas cortadas e ainda no sector dos “microgreens” e das flores comestíveis.

Ampliação da capacidade produtiva em 30%

O mais recente investimento da empresa visa a ampliação da sua capacidade produtiva em cerca de 30%, e a redução progressiva do uso de plástico na produção e embalamento das ervas frescas. Tendo como pontos fulcrais, em simultâneo, a melhoria da infra-estrutura logística e administrativa, adianta a mesma nota.

A Aromáticas Vivas saúda a iniciativa do Município de Viana do Castelo, na elaboração do novo Plano de Intervenção do Espaço Rural de Afife, Carreço e Areosa (PIER), o qual abre novas perspectivas de desenvolvimento das actividades da empresa e do sector hortoflorícola no concelho de Viana, “criando bases para o crescimento da produção nacional e da auto-suficiência alimentar”.

O Grupo Spisa possui áreas de produção e distribuição na Suécia, República Checa, Reino Unido, Polónia, Portugal, Quénia e Espanha. A Spisa Holding comercializa mais de 50 milhões de ervas aromáticas em vaso e 40 milhões de unidades de ervas aromáticas em corte frescas por ano, pela Europa.

A Aromáticas Vivas foi fundada em 2009 com o objectivo de ser, em Portugal, a maior e mais inovadora produtora de ervas aromáticas frescas. Conta, actualmente, com uma área de produção superior a 40.000 m2, produzindo e comercializando uma variada gama de ervas aromáticas em vaso e cortadas ao longo de todo o ano.

A empresa não utiliza herbicidas nem pesticidas químicos. “Usa técnicas e práticas inovadoras para que não seja necessário utilizar qualquer produto que possa ser nefasto para o consumidor e para o ambiente. Possuindo, até, a sua própria unidade de produção de insectos e outros auxiliares para a produção agrícola, que contribuem para o controlo de pragas e doenças”, realça a mesma nota.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Boletins com Recomendações de Rega do Milho. Semana de 13 a 29 de Maio de 2024

Partilhar              A Anpromis — Associação dos Produtores de Milho e Sorgo de Portugal informa que estão …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.