Início / Agricultura / Projecto ByP4Dev lança curso de Especialistas na Valorização de Resíduos na agroindústria

Projecto ByP4Dev lança curso de Especialistas na Valorização de Resíduos na agroindústria

O projecto ByP4Dev apresenta um curso piloto que pretende criar Especialistas na Valorização de Resíduos do sector agroindustrial. Vocacionado para alunos de cursos de formação profissional, do Ensino superior ou para trabalhadores da indústria agroalimentar que queiram aprofundar os seus conhecimentos nesta área, este curso foi criado pelo consórcio ByP4Dev onde se inclui a InovCluster — Associação Agro-Industrial do Centro. As inscrições já estão abertas.

O projecto Byp4Dev tem como principal objectivo a melhoria e o desenvolvimento do sector dos bioprodutos através da criação de um novo perfil profissional: o Especialista em bioprodutos e valorização de resíduos do sector agroalimentar, através do desenvolvimento de um currículo comum e uma abordagem de aprendizagem/formação que permitirá aos profissionais do sector agroalimentar responder às necessidades e oportunidades do subsector dos bioprodutos.

Este curso é resultado de 19 meses de trabalho de levantamento de actores, das necessidades de mercado, da recolha e compilação dos conhecimentos mais recentes e em permanente actualização nesta área. Este grupo de trabalho é composto por representantes de Portugal, Espanha, Finlândia, Letónia e Grécia, refere uma nota de imprensa enviada pelo InovCluster.

Curso totalmente online

Trata-se de um curso totalmente online, com a duração de 55 horas e uma agenda recomendada de 7 semanas que, por ser disponibilizado online, poderá ser efectuado ao ritmo de cada um. Aborda assuntos como: as novas tendências de mercado e oportunidades para o aproveitamento e valorização dos resíduos e sub-produtos oriundos da agroindústria, da produção agrícola e pecuária; as principais tecnologias e processos disponíveis para tratar e valorizar cada tipo de resíduo; e formas para criar estratégias de negócio de sucesso nesta área.

O perfil profissional do Especialista na Valorização de resíduos do sector agroindustrial não existe ainda nas estruturas de formação actuais, pelo que o grande objectivo do projecto ByP4Dev é que este curso possa ser integrado nos programas lectivos das Escolas Profissionais e Entidades do Ensino Superior do sector agrícola, agroalimentar e agroindustrial, de forma a colmatar a necessidade de mercado identificada e de fornecer soluções para o mercado de trabalho nesta área que está em evolução crescente, adianta a mesma nota.

Os conteúdos do curso foram criados pelos parceiros do projecto ByP4Dev: a Fundecyt-PCTEX, uma entidade de apoio à IDI da Extremadura em Espanha, juntamente com os professores especialistas de Engenharia alimentar e Bioeconomia da Universidade de Ciências Aplicadas de HAMK, na Finlândia, a Entidade de Administração Pública de VIDZEME, na Letónia, a empresa tecnológica EXELIA, da Grécia e a InovCluster.

A aposta da InovCluster neste projecto foi a de “proporcionar às empresas suas associadas, e também a todo o ecossistema do sector agroindustrial, a possibilidade do reforço da formação profissional para os trabalhadores da agroindústria.

Os conteúdos deste curso permitirão renovar as competências profissionais ou criar novas competências dentro das empresas e também criar jovens especialistas nesta área que possam entrar para o mercado de trabalho, considerando que esta área da Economia circular, redução do desperdício agroalimentar e valorização de resíduos são temas cada vez mais prementes e que influenciam a competitividade das empresas deste sector.

Inscrições

Os participantes deste curso irão aprofundar os seus conhecimentos relativos à actual necessidade de prevenção e redução de resíduos agroalimentares, a importância da sua valorização e que metodologias e tecnologias usar e ainda conhecer a cadeia de valor da biomassa e dos subprodutos agroalimentares ou agroindustriais. O curso é totalmente online e em inglês, dado o seu carácter internacional, e foi desenvolvido sob o modelo ECVET, que confere uma certificação que é igualmente reconhecida em todos os países da Europa.

A inscrição está aberta a todos os que queiram aprofundar os seus conhecimentos nesta área, de forma gratuita, e pode ser formalizada através do website do projecto, aqui.

Para mais informações pode contactar a InovCluster através do email geral@inovcluster.pt.

O projecto ByP4Dev é financiado pela União Europeia através do programa Erasmus+, que apoia iniciativas europeias no âmbito da educação, formação juventude e desporto.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Câmara de Santarém atribui Medalha de Ouro ao CNEMA

Partilhar              A Câmara de Santarém condecorou hoje, 14 de Junho, o CNEMA — Centro Nacional de …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.