Início / Agenda / Portugal propõe na Agrifish possibilidade de compensações financeiras à pesca com recurso ao FEAMPA

Portugal propõe na Agrifish possibilidade de compensações financeiras à pesca com recurso ao FEAMPA

A ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, e a secretária de Estado das Pescas, Teresa Coelho, participam na reunião do Agrifish – Conselho de Ministros de Agricultura e Pescas, que realiza em Bruxelas, Bélgica, a 10 e 11 de Dezembro.

Sob proposta de Portugal, será discutida a possibilidade de compensações financeiras ao sector da pesca com recurso ao Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos, das Pescas e da Aquicultura (FEAMPA), resultantes das perturbações dos mercados pela invasão à Ucrânia e mais recentemente no Médio Oriente, idênticas às atribuídas no âmbito do Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas (FEAMP), refere uma nota de agenda do Ministério da Agricultura e da Alimentação.

Nesta reunião, os ministros da União Europeia (UE) procurarão também chegar a um acordo político sobre a proposta relativa às possibilidades de pesca no Atlântico e no mar Norte para 2024, 2025 e 2026, bem como sobre a proposta relativa às possibilidades de pesca no mar Mediterrâneo e no mar Negro para 2024.

Política Agrícola Comum

Em agenda estará, também, o balanço do primeiro ano de execução dos planos estratégicos da Política Agrícola Comum (PAC), e ainda a análise dos mercados agrícolas, em particular na sequência da invasão à Ucrânia.

Em sessão pública, o Conselho procurará também chegar a uma orientação geral (posição comum dos Estados-membros) sobre a proposta de regulamento relativo às novas técnicas genómicas.

Por outro lado, a Presidência espanhola apresentará publicamente aos ministros um relatório intercalar sobre a proposta relativa à utilização sustentável dos pesticidas e informará os ministros sobre os progressos realizados no que diz respeito às propostas relativas aos material de reprodução vegetal e florestal.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Mercadona baixa preços ao consumidor. Pão, massa e azeite incluídos

Partilhar              A Mercadona, empresa de supermercados de origem espanhola, realizou uma nova redução de preços no …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.