Início / Agricultura / Gonçalo Rodrigues mostra gestão da água no azeite e frutos secos na COP28
© COP28 Emirados Árabes Unidos

Gonçalo Rodrigues mostra gestão da água no azeite e frutos secos na COP28

O secretário de Estado da Agricultura, Gonçalo Rodrigues, participa no evento “Gestão da água e produção alimentar sustentável – os casos da produção de azeite e frutos secos em Portugal”, promovido pelo Ministério da Agricultura e da Alimentação na 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (COP28), que se realiza de 30 de Novembro a 12 de Dezembro de 2023 na Expo City, no Dubai, Emirados Árabes Unidos.

O nosso País está representado com o Pavilhão de Portugal (Zona Azul, B5 52). Mais informações sobre a participação de Portugal na COP28 aqui.

“Na COP21, em 2015, o Mundo concordou em limitar o aquecimento global a 1,5°C em comparação com os níveis pré-industriais até 2050. Para permanecer no objectivo, a ciência diz-nos que as emissões devem ser reduzidas para metade até 2030. Temos apenas mais sete anos para cumprir esse objectivo. A COP28 Emirados Árabes Unidos é uma excelente oportunidade para repensar, reiniciar e reorientar a agenda climática”, refere o presidente da COP28 Emirados Árabes Unidos, Sultan Ahmed Al Jaber.

E acrescenta que “esforçar-me-ei por construir consenso entre as partes para impulsionar a acção climática. Juntos, daremos prioridade aos esforços para acelerar a redução das emissões através de uma transição energética pragmática, reformar o uso da terra e transformar os sistemas alimentares. Trabalharemos para mobilizar soluções para países vulneráveis, operacionalizar perdas e danos e realizar a Conferência mais inclusiva possível”.

Saiba mais sobre a COP28 aqui.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Produtores florestais querem 10% do Fundo Ambiental para mitigação das alterações climáticas

Partilhar              As seis federações de produtores florestais “exigem o reforço, a previsibilidade e a desburocratização do …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.