Início / Featured / Porto do Caniçal recebe simulacro de acidente com contentores de GNL

Porto do Caniçal recebe simulacro de acidente com contentores de GNL

O Porto do Caniçal foi palco do primeiro exercício de aplicação do Plano de Emergência Interno (PEI) relativo ao armazenamento de contentores de gás natural liquefeito (GNL) que reuniu 20 elementos de diversas entidades.

O exercício vem na sequência do processo de reavaliação dos riscos existentes nas áreas de jurisdição portuária que a APRAM — Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira, tem vindo a realizar, com o objectivo de testar a capacidade de resposta e resiliência dos portos madeirenses, solicitando às entidades envolvidas a revisão dos respectivos planos ou avaliações de risco adicionais para agregar ao plano desta administração portuária.

O exercício de simulação teve como cenário uma rotura num contentor cisterna e o objectivo foi avaliar os procedimentos de activação e resposta inicial, explica uma nota de imprensa da APRAM.

As entidades envolvidas neste primeiro exercício foram, além da APRAM e Gáslink, o Serviço de Protecção Civil de Machico, Bombeiros Municipais de Machico, Opertrans Logística, Metal Lobos e OPM – Sociedade Operações Portuárias da Madeira.

Como observadores foram integrados elementos da Autoridade Marítima e da CLCM – Companhia Logística de Combustíveis da Madeira.

No final, todas as entidades participantes “reconheceram a importância deste primeiro exercício que permitiu treinar procedimentos, possibilitou responder com celeridade e eficiência à ocorrência simulada e ao mesmo tempo, permitiu avaliar o modo e os níveis de organização operacional, de modo a rever e melhorar a intervenção e capacidade de resposta”, adianta a mesma nota.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Governo reúne Comissão da Seca sobre gestão da água no Algarve

Partilhar              A Comissão Permanente de Prevenção, Monitorização e Acompanhamento dos Efeitos da Seca (CPPMAES), presidida pela …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.