Início / Agenda / PDR 2020. Terras de Santa Maria têm 140 mil euros para apoio ao investimento em cadeias curtas e mercados locais

PDR 2020. Terras de Santa Maria têm 140 mil euros para apoio ao investimento em cadeias curtas e mercados locais

O Grupo de Acção Local Adritem — Associação de Desenvolvimento Regional Integrado das Terras de Santa Maria tem candidaturas abertas para apoio ao investimento em cadeias curtas e mercados locais, no âmbito do Leader do Programa de Desenvolvimento Rural do Continente – PDR 2020. A dotação orçamental total é de 140.000,05 euros e as candidaturas podem ser feitas até às 16:59:59 horas do dia 31 de Janeiro de 2023.

As candidaturas apresentadas devem promover o contacto directo entre o produtor e o consumidor, contribuindo para o escoamento da produção local, a preservação dos produtos e especialidades locais, a diminuição do desperdício alimentar, a melhoria da dieta alimentar através do acesso a produtos da época, frescos e de qualidade, bem como fomentando a confiança entre produtor e consumidor.

Por outro lado, devem incentivar práticas culturais menos intensivas e ambientalmente sustentáveis, contribuindo para a diminuição da emissão de gases efeito de estufa através da redução de custos de armazenamento, refrigeração e transporte dos produtos até aos centros de distribuição.

Intervenções a apoiar

Segundo o Anúncio da Operação 10.2.1.4 – Cadeias curtas e mercados locais, a tipologia de intervenção a apoiar respeita a investimentos em acções cujo custo total elegível, apurado em sede de análise, seja igual ou superior a 5.000 euros e inferior ou igual a 200.000 euros na componente “Mercados Locais”.

As acções elegíveis na componente “Mercados Locais” são as seguintes:

  • Criação, ou modernização de infra-estruturas existentes de mercados locais;
  • Ações de promoção e sensibilização para a comercialização de proximidade que permitam escoar e valorizar a produção local;
  • Armazenamento, transporte e aquisição de pequenas estruturas de venda;
  • Desenvolvimento de plataformas electrónicas e materiais promocionais;
  • Criação ou modernização de infra-estruturas nos espaços dos beneficiários referidos na alínea c) do n.º 1 do art.º 28.º, associações de produtores e cooperativas, tendo em vista o escoamento das produções dos seus associados.

Na componente “Mercados Locais” a área geográfica correspondente ao território de intervenção do GAL Adritem, ou seja, os concelhos de Santa Maria da Feira; Oliveira de Azeméis; Gondomar; e Valongo.

Pode ler o Anúncio da operação aqui.

Candidaturas

As candidaturas são submetidas através de formulário electrónico disponível no sítio no portal do Portugal 2020, aqui, do PDR 2020 (aqui) ou no sítio do Grupo de Acção Local Adritem, aqui, podendo ainda ser obtidos esclarecimentos junto do GAL através do endereço adritem@adritem.pt ou pelo telefone 256 878 230.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Cotações – Suínos – Informação Semanal – 23 a 29 Janeiro 2023

Partilhar              Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas Na semana em análise as cotações …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.