A Xylella fastidiosa chegou a Portugal. O Ministério da Agricultura reage com um apoio de 2 milhões de euros para o combate a esta praga, que já dizimou milhares de olivais em Itália. As candidaturas estão abertas até 30 de Abril.
A entidade gestora do PDR 2020 tem aberta a Operação 6.2.1 – Prevenção de Calamidades e Catástrofes Naturais (1º Concurso), a qual se destina a reforçar a viabilidade dos viveiros agrícolas existentes, promovendo a inovação, a capacitação organizacional e a reconversão das empresas.
As candidaturas a este apoio devem ainda preservar e melhorar o ambiente, assegurando a compatibilidade dos investimentos com as normas de prevenção, protecção e controlo fitossanitário em vigor.
Investimentos em viveiros
A tipologia de intervenção a apoiar respeita a investimentos em viveiros para a produção de plantas de espécies ornamentais, fruteiras e de videira conhecidas como susceptíveis à Xylella fastidiosa, que se encontrem em actividade, e cujo valor total do investimento elegível, apurado em sede de análise, seja superior a 5 mil euros.
Produzir plantas susceptíveis à Xylella
As candidaturas a este apoio devem também destinar-se a produzir plantas das espécies susceptíveis à Xylella fastidiosa em local com protecção física completa contra os insectos vectores desta bactéria.
por outro lado, este apoio do PDR 2020 pretende que os candidatos promovam a utilização do tratamento por água quente das plantas vitícolas.
Pode consultar o Anúncio da operação aqui.
Ver também:
Xylella Fastidiosa destrói 50.000 ha de olival em Itália. 4 milhões de árvores improdutivas
Xylella fastidiosa avança em Portugal. Gondomar também está na área demarcada
DGAV: bactéria Xylella fastidiosa não constitui risco para pessoas e animais
Plano de Contingência Nacional para combater Xylella fastidiosa está accionado
Ministérios da Agricultura de Portugal e Espanha juntos no combate à Xylella fastidiosa
Agricultura e Mar Actual