Início / Agricultura / Montenegro: tem-se “perdido muito tempo” só para legislar e executar um “Plano Nacional de Regadios verdadeiramente eficaz”

Montenegro: tem-se “perdido muito tempo” só para legislar e executar um “Plano Nacional de Regadios verdadeiramente eficaz”

O presidente do Partido Social Democrata (PSD), Luís Montenegro, diz que se tem “perdido muito tempo” só para legislar e executar um “Plano Nacional de Regadios verdadeiramente eficaz, que possa conjugar o interesse de manter a nossa agricultura viável, rentável, com a preservação do meio ambiente”. Nesse sentido, o PSD acaba de apresentar um projecto de resolução no Parlamento, com várias recomendações para o País ter um Plano Nacional de Regadios eficiente.

Luís Montenegro, que falava esta sexta-feira, 14 de Outubro, em Viana do Alentejo, disse que “adiar os pequenos investimentos”, como na gestão da água, é condenar as populações, e reiterou o apelo que tem feito ao longo da semana na iniciativa “Sentir Portugal em… Évora”: o Governo “não pode continuar a adiar a concretização de pequenos investimentos” que são “cruciais” para as populações. “É o que tem acontecido com a gestão da água, um bem tão escasso”, mas “só sete anos depois, parece que o Governo acordou para este tema”.

Para Luís Montenegro, na agricultura, no ambiente e nos recursos hídricos, “pequenas obras” fazem toda a diferença e, muitas vezes, nem sequer têm impacto nos Orçamentos do Estado.

“Que não se adiem mais os investimentos. O facto de estarmos numa região com o maior lago artificial da Europa [Alqueva], que teve um investimento que totalizou 2.500 milhões de euros, mas haver concelhos que confrontam com o Alqueva e não conseguem ter uma rega eficiente, é frustrante e decepcionante. (…) Pequenas obras têm, por vezes, um efeito muito maior que aquelas que se apresentam com pompa e circunstância e que custam milhões de euros”, declarou.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Webinar “Impacto sócio-económico do olival no mediterrâneo” apresenta projecto europeu Artolio

Partilhar              A APPITAD — Associação de Produtores em Protecção Integrada de Trás-os-Montes e Alto Douro promove …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.