Início / Agricultura / Agricultores espanhóis pagam gasóleo agrícola 33 cêntimos mais barato que portugueses

Agricultores espanhóis pagam gasóleo agrícola 33 cêntimos mais barato que portugueses

O preço dos combustíveis voltou a aumentar esta semana em Espanha, mais de 2%, depois de cinco semanas em baixa. A gasolina subiu 2,37%, para um preço médio de 1,511 euros por litro e o gasóleo 2,99% a chegar aos 1,656 euros por litro — valores que incluem já o desconto automático de 20 cêntimos por litro aplicado pelo governo espanhol no acto da compra.

No entanto, apesar dos aumentos, estes valores são inferiores ao que os portugueses vão passar a pagar já na próxima segunda-feira. Segundo as previsões, a gasolina simples 95 deverá aumentar 6 cêntimos por litro — para 1,875 euros por litro —, enquanto o gasóleo simples deverá subir 9,5 cêntimos, para 1,921 euros por litro.

Quanto ao gasóleo agrícola, deverá ficar a 1,67 €/l, um valor bem superior aos 1,34 euros por litro pagos pelos agricultores espanhóis (valor com desconto automático de 20 cêntimos por litro garantido até 31 de Dezembro de 2022), agravando-se assim a clara perda de competitividade dos agricultores portugueses, que estão a pagar mais 25,1% pelo combustível, essencial à sua actividade, que os seus congéneres, concorrentes, espanhóis.

De realçar que os preços praticados em Portugal incorporam os novos descontos aplicados no Imposto sobre os Produtos Petrolíferos (ISP). Em Outubro o Governo decidiu reduzir o desconto em 4,4 cêntimos na gasolina e 0,1 cêntimos no gasóleo, porque os preços dos combustíveis estavam a começar a abrandar.

Em Portugal, o preço médio do gasóleo agrícola ficou ontem, 13 de Outubro, nos 1,575 euros por litro. Um aumento de 20% desde o início da guerra na Ucrânia, quando o custo médio era de 1,261 euros por litro, segundo os dados da Direcção-Geral de Energia e Geologia (DGEG).

Os valores apresentados pela Direcção-Geral de Energia e Geologia são os efectivamente pagos pelos consumidores, incluindo já descontos (como os de cartões de fidelização), não os que são afixados nos postos.

Pode consultar os preços diários aqui.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

CAP promove debate sobre Planos de Gestão de Região Hidrográfica 2022-2027

Partilhar              A CAP — Confederação dos Agricultores de Portugal promove no auditório da sua sede, em …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.