Início / Agricultura / Legislativas 2024. BE defende justiça climática em vez de “facilidades de licenciamento de grandes negócios” como a agricultura superintensiva
© BE

Legislativas 2024. BE defende justiça climática em vez de “facilidades de licenciamento de grandes negócios” como a agricultura superintensiva

A Comissão Política do Bloco de Esquerda (BE) fez ontem, 5 de Janeiro, uma declaração pública que antecipa já o seu programa eleitoral para as legislativas antecipadas de 10 de Março. No que diz respeito ao clima, os bloquistas defendem que “em vez de decisões que penalizam quem menos tem (aumento do IUC [Imposto Único de Circulação], portagens no interior) e de facilidades na aplicação de normas ambientais no momento do licenciamento de grandes negócios (extracção mineira, agricultura superintensiva) é necessário um programa para a justiça climática, com efectiva redução de emissões e adaptação do território”.

Refere o documento que é preciso “um programa industrial, de emprego qualificado e de coesão social e territorial, capaz de alterar padrões de produção, transporte e consumo”.

Para o Bloco de Esquerda — que apresentará o seu programa eleitoral no dia 20 de Janeiro —, segundo a mesma declaração, “o Governo de maioria absoluta do PS [Partido Socialista] caiu por responsabilidade própria. A instabilidade governativa e a promiscuidade entre a gestão pública e os interesses privados são apenas parte do processo de degradação política. Uma vez alcançado o objectivo da maioria absoluta, o Governo enredou-se na sua incapacidade de resposta aos problemas do País e agravou a crise social em questões determinantes para a vida de quem trabalha”.

Quanto a salários, os bloquistas referem que o “aumento real dos salários nos sectores público e privado é o mínimo de justiça para quem trabalha, assim como novas regras contra a precariedade são condições essenciais para garantir aos mais jovens um futuro em Portugal e aos mais velhos a tranquilidade depois de uma vida de trabalho. Portugal deve querer ter salários ao nível da Europa, recuperar os mecanismos de contratação e negociação colectiva e reduzir o horário de trabalho”.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Marinha Portuguesa projecta embarcação de alta velocidade para São Tomé e Príncipe

Partilhar              Uma embarcação de alta velocidade, com “ligações prováveis ao narcotráfico”, foi encontrada, na Praia das …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.