Início / Agricultura / InovCluster distinguida com Bronze Label pelo European Cluster Excellence Initiative

InovCluster distinguida com Bronze Label pelo European Cluster Excellence Initiative

A InovCluster — Associação Agro-Industrial do Centro anuncia que foi galardoada com o “European Bronze Label of Cluster Management Excellence”, reconhecido pela Comissão Europeia e atribuído pelo Secretariado Europeu de Análise de Clusters (ESCA), um reconhecimento notável pela sua gestão enquanto cluster no sector agroalimentar.

“Esta distinção destaca o compromisso e a competência da InovCluster em impulsionar a inovação e o desenvolvimento no sector agroalimentar a nível nacional e internacional”, realça a Associação em nota de imprensa.

O selo “Cluster Management Excellence” é atribuído pelo Secretariado Europeu para a Análise de Clusters, um organismo europeu de análise e certificação que actua em nome da European Cluster Excellence Initiative (ECEI).

Trata-se de um sistema apoiado e reconhecido pela Comissão Europeia para a realização de avaliações ao nível de desempenho da governação dos clusters europeus. Para efeitos de atribuição deste selo foi feita uma auditoria que incidiu nos seguintes domínios: gestão interna, actividade e dinamização do ecossistema, serviços aos associados e parceiros, financiamento, desempenho do acompanhamento dos projectos de I&D, histórias de sucesso e influência em Portugal e internacionalmente.

Christelle Domingos

Este selo premeia “a excelência na gestão do cluster e o trabalho desenvolvido diariamente pela equipa da InovCluster, parceiros e autoridades públicas, no impacto positivo na comunidade e indústria. A InovCluster, através da sua dedicação assídua e estratégias inovadoras, destacou-se como um exemplo inspirador de excelência em gestão de clusters, oferecendo suporte vital para o crescimento e aprimoramento do sector agroalimentar”, acrescenta a mesma nota.

“Compromisso contínuo com a excelência e a inovação”

“A conquista do Cluster Management Excellence Label Bronze é uma validação do nosso compromisso contínuo com a excelência e a inovação no sector agroalimentar”, afirma Christelle Domingos, directora executiva da InovCluster. “Estamos honrados por receber esse reconhecimento e isso impulsiona-nos a continuar a trabalhar arduamente para promover a colaboração, o desenvolvimento e a competitividade no nosso sector e sempre numa perspectiva de valorização do nosso maior activo: os nossos associados. Queremos continuar a fortalecer a marca InovCluster, como um cluster de excelência a nível europeu e onde cada uma das partes deste colectivo, se orgulhe de pertencer”.

Cooperação institucional

Esta distinção “é um testemunho claro do empenho da InovCluster em impulsionar a cooperação entre os diversos agentes do sector de modo a promover a inovação e a criar um ambiente favorável ao crescimento sustentável do agroalimentar. Assim, a obtenção deste selo é também resultado de toda a sua actividade e influência internacional”, acrescenta a mesma nota.

E realça que, “a nível de exemplo, nestes últimos dois meses de 2023, a InovCluster tem reforçado as suas redes de cooperação, quer com parceiros nacionais, quer internacionais, actuando como um catalisador de iniciativas e discussões que visem a inovação e a internacionalização do sector agroalimentar”.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Câmara de Santarém atribui Medalha de Ouro ao CNEMA

Partilhar              A Câmara de Santarém condecorou hoje, 14 de Junho, o CNEMA — Centro Nacional de …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.