Início / Agricultura / IACA: política ambiental da UE leva a restrições na agricultura. Mas “não somos capazes de impor as mesmas regras às importações”

IACA: política ambiental da UE leva a restrições na agricultura. Mas “não somos capazes de impor as mesmas regras às importações”

“As restrições relacionadas com as políticas ambientais continuam a ser uma realidade para a agricultura europeia, quando não somos capazes de impor as mesmas regras às importações de países terceiros”, alerta o secretário-geral da IACA – Associação Portuguesa dos Industriais dos Alimentos Compostos para Animais, Jaime Piçarra.

Em artigo de opinião publicado no Observador, intitulado “Food for Thought: Notas de esperança sobre a relevância estratégica da alimentação em Portugal”, Jaime Piçarra realça que “no quadro da União Europeia, o discurso da Presidente Ursula von der Leyen sobre o Estado da União teve, ao contrário do que é usual, boas notas nos corredores de Bruxelas, em particular por parte da DG AGRI”.

“Ursula von der Leyen, deixa antever um novo elenco, uma agenda renovada (ou menos “agressiva”) e, apesar da marca do ambiente a condicionar a agricultura, a referência e a relevância dada aos agricultores foi entendida como consentânea com os elogios de resiliência que o sector demonstrou durante a pandemia e tem mantido durante a guerra na Ucrânia”, acrescenta o secretário-geral da IACA.

Por outro lado, frisa que “a referência explícita à necessidade de “mais diálogo e de menos polarização” e ao facto de ser preciso iniciar um “diálogo estratégico sobre o futuro da agricultura na UE” foi muito bem acolhido pelos agentes do sector”.

Jaime Piçarra diz ainda que “a política fiscal deve ser um dos temas quentes da discussão do próximo Orçamento do Estado e esse facto, enquadrado pelos indícios de mudança a nível europeu, dá-nos algumas notas de esperança. Não certezas, mas esperança”.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Armadilhas do Município de Montalegre já capturaram 14.801 vespas asiáticas em 2024

Partilhar              A Câmara Municipal de Montalegre tem em curso, desde inícios de Março, a nova campanha …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.