Início / Agricultura / IACA: importa saber que propostas têm os partidos “para a agricultura, para o agroalimentar, para o Mundo Rural”

IACA: importa saber que propostas têm os partidos “para a agricultura, para o agroalimentar, para o Mundo Rural”

O secretário-geral da IACA – Associação Portuguesa dos Industriais dos Alimentos Compostos para Animais, Jaime Piçarra, alerta que a actual fase de pré-campanha para as eleições legislativas antecipadas de 10 de Março de 2024, “em que surgem diariamente novos casos, que só alimentam o populismo, fazemos votos para que a campanha não seja ‘suja’ e que todos estejam à altura do que os portugueses merecem: seriedade, verdade, transparência”.

“Desejamos, também, conhecer as propostas dos partidos políticos, de preferência as medidas que tomarão perante os reais problemas de Portugal e o seu enquadramento na Europa e no Mundo. Não percamos tempo no passado e olhemos para o futuro. Importa saber que propostas têm para a Agricultura, para o Agroalimentar, para o Mundo Rural”, escreve Jaime Piçarra, no seu artigo de opinião, na rubrica “Notas da Semana”, no site da IACA, intitulado “A Propósito do Fim do IVA Zero”.

Para o secretário-geral da IACA, “continuar nesta linha a que temos assistido nos últimos dias, só vai aumentar a indiferença e a abstenção, ficando apenas para votar os radicais e os oportunistas. E iremos ver e ouvir, na noite das eleições, os comentadores a lamentarem-se do costume, que temos de mudar, ouvir os cidadãos, abrir os partidos aos independentes, à Sociedade Civil…até às eleições seguintes”.

IVA Zero devia ter sido prorrogado

“É também por tudo isto que a medida do IVA Zero devia ter sido prorrogada, pelo menos por mais 6 meses. Provavelmente poderia ter sido considerada eleitoralista, mas certamente era coerente e alinhada com as incertezas que dominam o cenário internacional”, frisa Jaime Piçarra acrescentando que “só resta esperar que, neste jogo de empurra, não sejam os agricultores e a indústria agroalimentar a suportar os custos para travar a inflação. Existia um outro caminho, agora há que assumir as responsabilidades. Talvez em Março tenhamos a resposta”.

Pode ler a “Notas da Semana — A Propósito do Fim do IVA Zero aqui.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Montenegro promete resolver problema do assoreamento do Porto de Pesca da Póvoa de Varzim

Partilhar              O primeiro-ministro, Luís Montenegro, esteve presente cerimónia de encerramento das comemorações do 50º aniversário de …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.