Início / Agricultura / Governo dos Açores enaltece aprovação de projecto para nova Lei da Monitorização dos Solos em Bruxelas

Governo dos Açores enaltece aprovação de projecto para nova Lei da Monitorização dos Solos em Bruxelas

O secretário Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural dos Açores, António Ventura, congratulou-se com a aprovação do projecto de parecer sobre a Lei da Monitorização dos Solos na Comissão da Agricultura e do Desenvolvimento Rural do Parlamento Europeu, que “protege os agricultores açorianos da nova lei, que previa mais encargos e mais burocracia para os profissionais do sector”.

O eurodeputado do Partido Social Democrata (PSD) José Manuel Fernandes, principal negociador pelo Partido Popular Europeu, conseguiu fazer aprovar a integração das Regiões Ultraperiféricas, como os Açores, na rede dos 100 laboratórios vivos e estruturas de referência rurais na protecção dos solos, explica uma nota de imprensa do Executivo açoriano.

E adianta que foi também assegurada a governação adequada dos solos, com recurso a financiamento adicional, propondo uma unidade pedológica por ilha, no caso de um arquipélago como os Açores.

O projecto de parecer agora aprovado segue para apreciação na Comissão do Ambiente e Saúde Pública e prevê-se que o documento final seja aprovado pelo Parlamento Europeu na mini-sessão plenária de Abril.

De acordo com António Ventura, “o solo nos Açores é um elemento de sustentabilidade, suportando a excelência dos agroalimentos”. “As práticas agrícolas nos Açores respeitam o solo enquanto activo gestacional na produção de agroalimentos”.

Para o governante, “o solo nos Açores assume um meio de confiança e garantia na sustentabilidade agroprodutiva”. “Temos políticas dirigidas ao solo que permitem uma segurança na disponibilidade agroprodutiva”, concretizou.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Presidente da Confagri: “é urgente que Governo diga se vai revogar passagem das DRAP para as CCDR”

Partilhar              O presidente da Confagri – Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas, Idalino Leão, já esteve reunido …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.