Início / Agricultura / Espanha recupera estatuto de país livre da varíola ovina e caprina

Espanha recupera estatuto de país livre da varíola ovina e caprina

O Ministério de Agricultura, Pesca e Alimentação espanhol informa que o país recuperou o estatuto de país livre da varíola ovina e caprina, depois de ter levantado a zona de restrição adicional para controlar o surto, uma vez que não é detectado qualquer foco desde Maio de este ano. O primeiro caso foi detectado a 19 de Setembro de 2022.

Durante este ano, o Ministério “implementou um intenso trabalho de vigilância, controlo e erradicação da doença, em coordenação com os serviços veterinários das comunidades autónomas e com o próprio sector. Graças a este trabalho foi possível suprimir as medidas de restrição aplicadas ao movimento de gado e recuperar esta terça-feira o estatuto de país livre de uma patologia que não se detectava em Espanha desde 1968”, refere uma nota de imprensa do executivo espanhol.

Desde que se detectou em Espanha a varíola ovina e caprina, foi confirmado um total de 30 focos da doença, que se repartiram por várias explorações das comunidades autónomas de Andaluzia e Castilla-La Mancha. O último detectou-se numa exploração de Casas de Fernando Alonso, na província de Cuenca, a 17 de Maio de 2023.

Desde então não se detectaram novos casos e constatou-se “uma melhoria da situação epidemiológica que permitiu ao Ministério, uma vez superados os prazos estabelecidos na normativa comunitária, suprimir as restrições ao movimento de gado estabelecidas no conjunto do território nacional”, adianta a mesma nota.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Confagri lança série de 5 vídeos sobre “As Cooperativas e a Inovação na Agricultura”

Partilhar              A Confagri – Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal quer …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.