Início / Mar / Ambiente / Michelin desenvolve Wing Sail Mobility para descarbonização do transporte marítimo

Michelin desenvolve Wing Sail Mobility para descarbonização do transporte marítimo

A WISAMO (Wing Sail Mobility) é uma iniciativa do grupo Michelin para contribuir para a descarbonização do transporte marítimo, melhorando a pegada ambiental dos navios mercantes, reduzindo o seu consumo de combustível e as suas emissões de gases com efeito de estufa, graças a “uma inovadora solução de propulsão eólica”.

Para cumprir esta ambição, a WISAMO está a desenvolver uma solução de propulsão eólica que utiliza a força do vento para criar impulso e fazer avançar os navios. Com a forma de uma grande vela inflável, pode ser utilizada como modo de propulsão principal ou em modo híbrido, aportando um impulso adicional ao do motor da embarcação, explica uma nota de imprensa da Michelin.

A tecnologia WISAMO consta de três elementos-chave:

  • Um mastro telescópico retráctil que se monta e recolhe automaticamente
  • Uma vela fabricada com um tecido leve e resistente, que é inflado por meio de ventiladores, para adotar uma forma de asa com um perfil simétrico
  • Um sistema de controlo automatizado, que gere as operações de montagem e de recolha da vela, optimizando a performance e garantindo a segurança, em função das condições meteorológicas.

A superfície total da vela, uma vez içada, é de 800 metros quadrados, e a instalação pode incluir de uma a seis asas, oferecendo uma superfície total de praticamente 5.000 metros quadrados, dependendo da embarcação. Com uma altura máxima de 60 metros, o mastro é totalmente retráctil, e pode ajustar-se para adaptar, a cada momento, a superfície da vela ás condições meteorológicas, adianta a mesma nota.

Segundo a mesma nota, a solução WISAMO é “adaptável a todo o tipo de navios mercantes (por exemplo, ro-ro, graneleiros, porta-contentores, etc.)”. Foi concebida “tanto para poder reequipar facilmente embarcações, como para ser incorporada, enquanto equipamento de origem, no design de navios de nova construção”.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Confagri. Vídeos “As Cooperativas e a Inovação na Agricultura”. Conheça as Organizações de Produtores e a carne de raças autóctones

Partilhar              A Confagri – Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas lançou o projecto “As Cooperativas e a Inovação na …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.