Início / Agenda / DRAP Algarve leva produtos inovadores da região à FATACIL
Foto: Salivitae

DRAP Algarve leva produtos inovadores da região à FATACIL

Pedro Valadas Monteiro

A Direcção Regional de Agricultura e Pescas (DRAP Algarve) associa-se uma vez mais à Câmara Municipal de Lagoa na organização da 42ª edição da FATACIL – Feira de Artesanato, Turismo, Agricultura, Comércio e Indústria de Lagoa que se realiza de 18 a 27 de Agosto. Um certame que “volta a apostar de forma ambiciosa no programa equestre”.

Aquela Direcção vai estar presente na Feira com o “Espaço Amar a Terra, renovado e onde mais actividades, produtos inovadores e de excelência da produção e transformação, convivem com a divulgação dos saber-fazer tradicionais, raças autóctones e outros elementos identitários dos territórios e suas gentes”, refere uma nota de imprensa do Director Regional da DRAP Algarve, Pedro Valadas Monteiro.

“De 18 a 27 de Agosto, a maior montra da região do Algarve, do Litoral à Serra passando pelo Barrocal, de Sotavento para Barlavento, brinda-nos com o melhor do agroalimentar e pescas, comércio, turismo e indústria, convidando todos e todas, residentes e turistas, nacionais e estrangeiros, a deambular por um espaço ainda mais amplo, com mais expositores e novidades”, salienta Pedro Valadas Monteiro.

Espaços Agropecuário e Agroalimentar

A DRAP Algarve contará com dois espaços distintos ligados ao sector primário: o espaço Agropecuário e o espaço Agroalimentar, ambos com a chancela “Amar a Terra”, “onde serão divulgadas as nossas raças autóctones e a excelência dos recursos endógenos da Região”, acrescenta o Director Regional da DRAP Algarve.

E refere ainda que, sob a égide da campanha promocional “Saborear o Algarve”, “iremos continuar a promover a Dieta Mediterrânica, as espécies do mar do Algarve, produtos inovadores e produtores de excelência, realizar vários workshops temáticos e actividades especialmente dedicadas aos mais novos, pois é importante formar e apostar numa maior literacia para os temas da produção, preservação e gestão sustentável dos recursos, assim como a realização dos concursos regionais de ovinos da Raça Churra Algarvia e do Mel do Algarve”.

Produtos inovadores

A Revista Agricultura e Mar aqui deixa a descrição dos produtos inovadores que a DRAP Algarve leva à FATACIL – Feira de Artesanato, Turismo, Agricultura, Comércio e Indústria de Lagoa.

Algarve Pepers – Produção e transformação das melhores pimentas picantes do Mundo. Com a sua produção sediada no Mouricão pequena aldeia do Concelho de Silves, que tem um microclima ideal para a produção deste tipo de plantas. Saiba mais aqui.

Grand Carob – A primeira marca Portuguesa a produzir uma bebida vegetal 100% natural a partir de alfarroba. Consegue ter um equilíbrio de sabores e texturas feita a partir de alfarroba (sem qualquer tipo de farinhas ou concentrados) e de outros ingredientes naturais. Tem também ao dispor dos seus clientes granolas e farinha. Saiba mais aqui.

RegionalArte – Produção e comercialização de produtos tradicionais, como a aguardente de medronho e os licores da serra Algarvia (Licor de alfarroba, bolota, amêndoa, figo, limão, medronho e de poejo). Saiba mais aqui.

RiaFresh – Verduras da Ria Formosa Algarve – Projeto XtremeGourmet – Plantas extremófilas na cozinha gourmet. Produtos: sal vegetal de salicórnia, manteiga caseira de salicórnia, sementes dos vegetais marinhos. Saiba mais aqui.

Salivitae – Salicórnia é a planta com a qual pretendem dar o mote para uma nova agricultura: a agricultura halófita. Salicórnia biológica fresca para fazer o sal verde, o único substituto do sal 100% natural, feito unicamente de salicórnia desidratada. Saiba mais aqui.

I’M NAT – É uma marca que aposta fortemente nas amêndoas do Algarve e em outros ingredientes locais de qualidade de topo. Amêndoa do Algarve torrada com flor de sal, com figo seco, com mel ou com canela são algumas das variedades produzidas pela empresa. Produtos vegan, sem glúten e pouco processados. Saiba mais aqui.

Doçaria do Sul – Mercearia especializada em doces do Algarve. Um projecto que pretende reunir a doçaria mais representativa do Sul de Portugal, juntando a inovação à tradição. Venceu o prémio na categoria de Melhor Programa/Experiência de Turismo Criativo no projecto Algarve Craft & Food. Saiba mais aqui.

Verso – Cocktails artesanais algarvios em lata. Eleito Produto do Ano no Lisbon Bar Show. Com álcool, sangria mediterrânica com pêra, manjericão e gengibre; poncha da Madeira com maracujá, tangerina e mel; spritz de framboesa e erva príncipe; porto tónico com zimbro, pepino e hortelã. Sem álcool pode-se beber a soda de toranja e manjerona e o tepache com ananás dos Açores fermentado e lúpulo (ingrediente tradicionalmente ligado à cerveja). Saiba mais aqui.

Fateixa – Inovadores vinagres artesanais de damasco, alfarroba, uva, gengibre, morango e nêspera. Um produto com uma alma 100% algarvia, a começar no produtor e a terminar nos ingredientes, os quais enaltecem os frutos e as ervas na região. Saiba mais aqui.

Arbun – Inspirados pelo medronho, pelos saberes e sabores da Serra do Caldeirão, a Arbun nasceu com uma nova sede de rejuvenescer a tradição. Tudo começou com uma aguardente destemida e surpreendente e com um medronho incomparável. Produtos: destilado cítrico, melosa, gin de medronho. Saiba mais aqui.

Chocofigo – O conceito surgiu em 2007, quando decidiram juntar vários produtos de qualidade do Algarve (figo, amêndoa, laranja, alfarroba, batata doce, mel, medronho) ao melhor chocolate belga. Saiba mais aqui.

Azeite Monterosa – Conquistou este ano, mais uma série de prémios internacionais, entre eles, pelo 11º ano consecutivo, a medalha de ouro no New York International Olive Oil Competition, o mais prestigiado concurso internacional de azeite virgem extra. Além da produção e comercialização de azeite, a empresa aposta também no olivoturismo. Saiba mais aqui.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Confagri lança série de 5 vídeos sobre “As Cooperativas e a Inovação na Agricultura”

Partilhar              A Confagri – Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal quer …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.