Início / Featured / Açores. Aberta temporada de apanha de amêijoa da Caldeira da Fajã de Santo Cristo

Açores. Aberta temporada de apanha de amêijoa da Caldeira da Fajã de Santo Cristo

A abertura da temporada de apanha de amêijoa da Caldeira da Fajã de Santo Cristo, em São Jorge, arrancou a 15 de Agosto, após o período de defeso que garante a reprodução da espécie de ameijoa boa (Ruditapes decussatus Linnaeus, 1758) e que se estende de 15 de Maio a 15 de Agosto.

A Caldeira da Fajã de Santo Cristo é um local único, na região, com diversas classificações comunitárias que obrigam a particular atenção e a acções que levem ao cumprimento das obrigações do Governo, avança uma nota de imprensa do Executivo açoriano.

Comité de co-gestão

A Secretaria Regional do Mar e das Pescas, através da Direcção Regional das Pescas, considera que este local deve ser respeitado e protegido e neste sentido formalizou um comité de co-gestão que permitirá, em conjunto com os principais actores locais e responsáveis pela gestão daquele espaço, determinar medidas que de forma consensual respondam às necessidades urgentes de gestão do uso do espaço e do recuso haliêutico que alberga, com particular atenção à pesca e comercialização ilegal que se pratica.

Decorrente do comité de co-gestão, a Direcção Regional das Pescas tem vindo a estabelecer protocolos de colaboração com o IPMA que permitirão, já em 2024, determinar com rigor o período de reprodução da espécie, e aferir sobre o período de interdição à apanha em vigor, bem como determinar a qualidade alimentar da ameijoa e impor medidas que garantam a protecção dos consumidores.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Estudo: Oceano Atlântico pode “em breve” entrar na sua fase de declínio

Partilhar              Um novo estudo, recorrendo a modelos computacionais, prevê que uma zona de subdução actualmente na …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.