Início / Agricultura / Detectadas gaivotas com gripe das aves nas praias de Espinho e entre as praias de Vieira de Leiria e a de Pedrógão

Detectadas gaivotas com gripe das aves nas praias de Espinho e entre as praias de Vieira de Leiria e a de Pedrógão

A DGAV — Direcção Geral de Alimentação e Veterinária informa que foram confirmados mais dois novos casos de infecção por vírus da Gripe Aviária de Alta Patogenicidade do subtipo H5N1, em gaivotas recolhidas nas praias de Espinho em Aveiro e entre as praias de Vieira de Leiria e a de Pedrógão, na Marinha Grande, Leiria.

E realça a “não existência de estabelecimentos de detenção de aves de capoeira registados nas imediações dos locais de recolha de ambas as aves”, continuando a DGAV a” apelar para o reforço de biossegurança, vigilância e notificação de eventual mortalidade em aves domésticas e selvagens”.

Refira-se que já ontem, 12 de Agosto, a Câmara Municipal de Faro informava que o  INIAV — Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária tinha recebido a confirmação de infecção por vírus da Gripe Aviária de Alta Patogenicidade do subtipo H5N1, numa ave selvagem recolhida na Ilha Deserta, freguesia de Sé e São Pedro.

Salientava uma nota da autarquia que “tendo em vista a prevenção da transmissão da doença às aves domésticas devem evitar-se contactos directos ou indirectos entre estas e as aves selvagens. Deverão também ser cumpridas outras regras de biossegurança, nomeadamente boa higiene dos locais onde são mantidas aves domésticas e dos equipamentos e materiais usados”.

Gripe Aviária

Segundo a DGAV, a Gripe Aviária “é uma doença vírica extremamente contagiosa podendo causar elevada mortalidade nas aves afectadas”.

As infecções pelos vírus da gripe aviária dividem-se em dois grupos com base na sua patogenicidade: gripe aviária de alta patogenicidade (GAAP), que se dissemina rapidamente, causando doença grave com mortalidade elevada (até 100% no prazo de 48 horas) e gripe aviária de baixa patogenicidade (GABP) que geralmente causa doença ligeira, podendo facilmente passar despercebida.

Ocasionalmente, algumas estirpes de vírus da gripe aviária podem infectar outros animais, nomeadamente mamíferos, e também o ser humano. No entanto, para que tal aconteça é necessário que haja um contacto muito estreito entre as aves infectadas e as pessoas ou entre aves e outros animais.

Saiba mais sobre esta doença aqui.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Sabe que o sistema público de seguro de colheitas cobre os riscos de incêndio?

Partilhar              Em terreno ardido, trancas ao fogo. Perante os enormes incêndios que assolam o País, são …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.