Início / Empresas / Associativismo / Curso de Verão do CTCP mostra aos jovens como se produz um sapato

Curso de Verão do CTCP mostra aos jovens como se produz um sapato

Uma sabrina por cada formando foi o resultado do trabalho dos alunos do 1º Curso de Verão, que o CTCP – Centro Tecnológico do Calçado de Portugal promoveu para jovens. Durante um mês, 10 jovens dos 16 aos 28  tiveram, na sua maioria, o seu primeiro contacto com o sector do calçado. No final do curso, quase todos afirmaram estar interessados em abraçar uma carreira profissional no sector, garante fonte do Centro Tecnológico.

O curso foi desenvolvido num atelier, nas instalações do CTCP em São João da Madeira, onde os formandos abordaram todo o processo produtivo de um sapato e colocaram em prática algumas das áreas, nomeadamente a modelação, o corte e o acabamento, e com a ajuda dos formadores cada um pode desenhar e produzir um modelo próprio.

O CTCP pretende continuar a apostar em iniciativas desta natureza que possam promover o sector junto dos jovens e transmitir competências técnicas, que “são sempre valorizadas para quem pretende abraçar uma carreira no sector”.

Projecto europeu Learn2Work

Esta ação piloto integra-se no projecto europeu Learn2Work apoiado pela União Europeia no âmbito do Programa Erasmus+, Acção-chave 2 “Parcerias Estratégicas para a Inovação na Educação e Formação Profissional, onde se pretende adaptar o modelo escandinavo das “Production Schools” à realidade portuguesa.

Para além de formação técnica, os participantes tiveram também formação nas áreas de trabalho em equipa, relacionamento inter-pessoal, segurança e saúde no trabalho, ensaios laboratoriais e tecnologias de informação e comunicação. O curso incluiu ainda visitas a empresas do sector, nomeadamente: a um armazém de matérias primas, a uma empresa de modelação e corte (manual, mecânico e automático) e a uma empresa de calçado onde puderam observar todos os processos produtivos.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Açores: FundoPesca deve pagar Segurança Social pela compensação salarial aos pescadores

Partilhar              Um aumento de cerca de 100 euros aos beneficiários do FundoPesca, uma majoração ao valor …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.