Início / Agricultura / Cotações – Flores e Folhagens – Informação Semanal – 9 a 15 Outubro 2023

Cotações – Flores e Folhagens – Informação Semanal – 9 a 15 Outubro 2023

Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas

Mercados de produção

Na área de mercado Entre Douro e Minho verificou-se uma subida das cotações da gerbera em 17% e do gladíolo 11%, devido a uma menor oferta. Um aumento da oferta fez desvalorizar as cotações da rosa tamanho pequeno (< 40) em 57%, médio (40-60) em 25% e grande (> 60) em 22%.

Na região Oeste, área de mercado Península de Setúbal, verificou-se uma subida nas cotações do cravo “Tipo Americano” em 14%, devido a uma diminuição da oferta. Um aumento da procura valorizou as cotações do crisântemo “Tipo Standard” em 17%. Uma diminuição na produção, com menor oferta, fez subir as cotações da gerbera grande em 11%. A cotação da estrelícia desceu 12%, devido a uma diminuição da procura.

Mercados abastecedores

Mercado Abastecedor de Lisboa – manteve-se bem abastecido na generalidade dos produtos cotados de modo a garantir o seu normal abastecimento. Ligeiro aumento da procura, com maior destaque para a alstroeméria, antúrio, cravo “Tipo Americano”, cravina, espargo, eucalipto, gerbera e rosa.

Mercado Abastecedor de Flores do Porto (Mercoflores) – manteve-se bem abastecido das diversas flores de corte e folhagens, com uma oferta suficiente para a maioria das espécies. A procura foi boa para a maioria das espécies, embora com maior destaque para o antúrio, cravo, gerbera e rosas, além das diversas folhagens.

Verificou-se uma subida nas cotações da gipsofila grande comercializada aos molhos de 25 pés em 25%, antúrio grande comercializado em caixas de 12 pés 18% e gladíolo grande aos molhos de 10 em 10%, devido a uma diminuição da oferta. Um aumento da procura levou a uma subida das cotações da gerbera grande comercializada aos molhos de 20 pés em 14%.

Uma maior oferta fez desvalorizar as cotações da rosa tamanho pequeno (< 40) em 53%, médio (40-60) em 24% e grande (> 60) em 21%, estrelícia 36%, lisyanthus 22% e gerbera grande comercializada em caixa de 50 pés 13%. Quanto aos produtos verificou-se uma descida para a gipsofila de Espanha.

Pode ler a análise completa do SIMA aqui.

Todas as cotações aqui.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Reabilitação do Rio Alviela. Conclusão prevista para 31 de Dezembro. PCP quer saber o que já foi feito

Partilhar              Em meados de 2021 foi assinado um protocolo de cooperação entre o Município de Santarém …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.