Início / Agricultura / Confagri felicita ministra da Agricultura: acordo sobre a nova PAC gera expectativas no sector agrícola

Confagri felicita ministra da Agricultura: acordo sobre a nova PAC gera expectativas no sector agrícola

A Confagri — Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas congratula-se por, após longas negociações, se tenha alcançado, hoje, 25 de Junho, um acordo sobre a Política Agrícola Comum (PAC) a vigorar até 2027.

“Felicitamos a ministra da Agricultura Maria do Céu Antunes pela perseverança e capacidade negocial demonstradas, conducentes à obtenção de um máximo divisor comum entre o Conselho, a Comissão e o Parlamento Europeu”, destaca o secretário-geral da Confagri, Francisco Silva.

Em comunicado, a Confederação refere que a nova PAC “é hoje acordada, num contexto de pandemia Covid-19, que tem colocado em situação muito difícil os sectores produtivos agrícolas do nosso País e as respectivas fileiras, o que coloca muito seriamente em causa a viabilidade económica de muitos produtores e da agroindústria associada”.

E acrescenta que “ficam, agora, criadas as condições para se concluir o Plano Estratégico da PAC (PEPAC), que deve ser um instrumento impulsionador de uma maior equidade da aplicação da PAC em Portugal”.

A Confagri ambiciona que o PEPAC “contribua para a soberania alimentar e para a sustentabilidade económica, ambiental e social do Mundo Rural, dando efectiva resposta às necessidades estruturais da agricultura portuguesa, dos agricultores e das suas cooperativas e que tenha, por isso, um forte cariz de apoio à produção, organização e competitividade agrícola”.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

COTHN realiza acção de capacitação gratuita sobre Agricultura de Conservação

Partilhar              O COTHN  — Centro Operativo Tecnológico Hortofrutícola Nacional, no âmbito do projecto Call4Earth, realiza mais …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.