Início / Agenda / Comissário da Gestão de Crises vem a Portugal conhecer “lições aprendidas nos incêndios rurais de 2022”

Comissário da Gestão de Crises vem a Portugal conhecer “lições aprendidas nos incêndios rurais de 2022”

A Comissão Europeia e o Ministério da Administração Interna de Portugal promovem nos próximos dias 10 e 11 de Janeiro, em Lisboa, um seminário para “partilhar lições aprendidas no combate a incêndios rurais a partir da análise à época de fogos de 2022”. Um evento que contará com a presença do Comissário Europeu da Gestão de Crises, Janez Lenarčič.

Na abertura do seminário sobre o “Programa de Lições Aprendidas da época de incêndios Rurais de 2022 do Mecanismo Europeu de Protecção Civil”, às 9h30 de terça-feira no Hotel Iberostar, vão estar o Comissário Europeu da Gestão de Crises, Janez Lenarčič, o ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, e o ministro de Defesa Civil da Suécia, Carl-Oskar Bohlin, por videoconferência e enquanto representante da Presidência Sueca do Conselho da UE.

Depois das intervenções de abertura decorre um painel com a participação dos representantes de vários governos europeus, segundo avança a representação portuguesa na Comissão Europeia em nota de imprensa.

Às 11h30 terá lugar uma conferência de imprensa conjunta do Comissário Europeu Janez Lenarčič e do ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro.

“O seminário, em que participam representantes de mais de 30 países, tem três objectivos principais centrados nos incêndios rurais: Resposta, Preparação e Prevenção”, realça a mesma nota, acrescentando que “ao nível da ‘Resposta’, vão discutir-se as lições identificadas nas várias operações de combate a incêndios rurais no quadro do Mecanismo Europeu de Protecção Civil em 2022”.

Já no plano da ‘Preparação’, vão “analisar-se as medidas colocadas em prática para melhor gerir os riscos de incêndios rurais e reduzir os seus impactos. Em matéria de Prevenção, vão discutir-se os passos para melhor antecipar a ocorrência de incêndios rurais a nível nacional e europeu, com base nas boas práticas e na elaboração de planos para o futuro”.

Relembre-se que esta Conferência foi anunciada pelo primeiro-ministro António Costa, na conferência do clima das Nações Unidas (COP27), em Sharm-el-Sheik, Egipto, no passado dia 8 de Novembro de 2022.

Refira-se que Portugal foi o país europeu que registou em 2022 a terceira maior área de floresta ardida. No ano passado arderam, segundo os dados do ICNF — Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, cerca de 110 mil hectares de espaços rurais, sendo destes 10% em explorações agrícolas. Estes são os indicadores gerais de incêndios rurais para o ano corrente, obtidos com base no Sistema de Gestão de Informação de Incêndios Florestais (SGIF).

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Syngenta amplia centros de inovação de sementes hortícolas em Almeria e Múrcia

Partilhar              A Syngenta inaugurou hoje, 17 de Fevereiro, as instalações renovadas dos seus centros de I+D …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.